Barry Clark Barish (1936 ~)

Barry C. Barish , (nascido em 27 de janeiro de 1936, Omaha , Nebraska), físico americano que recebeu o Prêmio Nobel de Física de 2017 por seu trabalho no Observatório de Ondas Gravitacionais com Interferômetro Laser (LIGO) e a primeira detecção direta de ondas gravitacionais. O prêmio foi dividido entre os físicos Rainer Weiss e Kip S. Thorne.

Barish cursou bacharelado e doutorado em física na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1957 e 1962, respectivamente. Foi pesquisador em Berkeley de 1962 a 1963 e depois tornou-se pesquisador no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), onde passou o restante de sua carreira. Ele se tornou professor emérito em 2005.

Barish começou sua carreira em física na área de alta energia, trabalhou em experimentos no Stanford Linear Accelerator Center e, na década de 1980, envolveu-se na busca por monopolos magnéticos. Ele também liderou uma equipe para projetar um experimento para o Superconducting Super Collider (SSC), um acelerador gigante de partículas a ser construído no Texas, mas o Congresso dos EUA cancelou o projeto em 1993.

Após o cancelamento do SSC, Barish se tornou o principal investigador do LIGO. A National Science Foundation (NSF) em suas revisões de 1992 e 1993 em relação ao LIGO, expressou dúvidas sobre sua viabilidade e estrutura administrativa. Barish então instituiu mudanças técnicas no design do LIGO, como o uso de lasers de estado sólido, que eram mais poderosos do que os lasers de gás de argônio originalmente planejados. O LIGO foi administrado principalmente como uma pequena colaboração entre a Caltech e o Instituto de Tecnologia Massachusetts.

Barish percebeu que o LIGO precisaria de pessoal permanente e muito mais cientistas para ajudar no que era um projeto tecnicamente bem exigente. Em 1997, ele estabeleceu a LIGO Scientific Collaboration (LSC), uma equipe de centenas de cientistas de todo o mundo. Naquele mesmo ano, tornou-se diretor do LIGO. As mudanças de Barish agradaram a NSF, que financiou o LIGO em um nível muito mais alto, e foram assim, responsabilizados por tornar o LIGO um sucesso.

A construção começou nos dois interferômetros do LIGO em Livingston, Louisiana, e em Hanford, Washington, em 1994, e as observações começaram em 2002. Embora o LIGO não tenha detectado nenhuma onda gravitacional em seus primeiros anos, Barish impulsionou os planos para uma versão atualizada, Advanced LIGO, este, foi aprovado pela NSF em 2004 e foi completamente instalado em 2014. Em 14 de setembro de 2015, o Advanced LIGO fez a primeira detecção de ondas gravitacionais a partir de um par de buracos negros que se formaram a 1,3 bilhão de anos-luz de distância.

Barish deixou o cargo de investigador principal do LIGO e foi diretor de 2005 a 2013 do Global Design Effort of the International Linear Collider, um acelerador de partículas lineares de 31 quilômetros de comprimento proposto.

Texto por: Allan Felipe Gaspareto.

Referências:

Nobel Prize, Disponível em < https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/2017/barish-facts.html > Data de acesso: 08/05/2018

Britannica, Disponível em < https://www.britannica.com/biography/Barry-Barish > Data de acesso: 08/052018

Imagem adquirida em: <https://www.smu.edu> Data de acesso: 08/05/2018