Mande seu nome para o Sol

Mande seu nome para o Sol


   O Sol é a estrela mais próxima do planeta Terra, servindo, assim, de objeto de estudo para os cientistas. Com isso em mente, a NASA visou um projeto para enviar uma sonda perto o suficiente do Sol para que não fosse queimada a fim de estudar, principalmente, os ventos solares e a radiação emitida por este. A sonda revolucionária recebeu o nome de Parker Solar Probe, em homenagem ao físico astrônomo Eugene Parker que previu, em 1958, os ventos solares, nome dado a uma corrente de partículas provenientes do Sol que atravessam todo o sistema solar.

   O projeto todo ficou com um valor de 1,5 milhão de dólares e deverá auxiliar na expansão dos estudos e conhecimentos sobre física estelar. Permitirá, também, aos engenheiros a construção de instrumentos e o desenvolvimento de técnicas mais avançadas para prever tempestades solares e outros eventos que podem destruir satélites e afetar as redes de distribuição elétrica e as viagens aéreas na Terra. Os dados enviados ao planeta Terra, a cerca de 1,4 mil milhões de quilômetros, ajudarão os cientistas a perceber porque a atmosfera solar, a coroa, é mais quente do que a superfície.

   Concebida e construída pelo laboratório da Universidade John Hopkins, a sonda será lançada a bordo de um foguete Delta IV-Heavy, entre 31 de julho e 19 de agosto deste ano (2018). A sonda voará circulará o planeta Vênus sete vezes para conseguir colocar-se em órbita em torno do Sol em dezembro de 2024. Com os avanços na energia térmica, a sonda estará equipada com um escudo de carbono de 11,4 centímetros de espessura. Dessa forma, os componentes da sonda, inclusive o microchip que levará milhões de nomes dos terráqueos, será protegido.

   Isso significa que em algum momento no fim da jornada da sonda Parker, nossos nomes serão bombardeados por uma intensa radiação e ventos solares com alta energia. Nenhum ser humano poderá se juntar à sonda, mas, pelo menos, nossos nomes serão queimados com ela, em vez dos terráqueos. Os envios dos nomes para o Sol serão aceitos por meio do site oficial da sonda Parker até 27 de abril. Somente é necessário um simples cadastro de nome e e-mail e, logo após, a confirmação de submissão do nome. Assim, você receberá um ticket de confirmação do seu nome para a missão no Sol.

   Para enviar seu nome, entre no site do projeto!

Texto por: Mariana Gabriela Fabiani.

Referências:
RAMOS, G.A. NASA envia sonda Parker ao Sol em missão histórica. Disponível em< https://www.rtp.pt/noticias/ciencias/nasa-envia-sonda-parker-ao-sol-em-missao-historica_n1005281>. Acesso em 03 de abril de 2018.

SALI, F. A NASA quer enviar seu nome ao Sol. Disponível em< https://super.abril.com.br/ciencia/a-nasa-quer-enviar-o-seu-nome-ao-sol/>. Acesso em 03 de abril de 2018. Revista Super Interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *