Por que existem as estações do ano?

Comumente na escola aprendemos que no verão a Terra está mais próxima do Sol, e no inverno ela está mais longe. Esse conceito errôneo muitas vezes se deve ao fato de uma má interpretação do movimento da Terra ao redor do Sol, pois é verdade que a órbita terrestre não é um círculo perfeito e sim uma elipse, porém, a diferença na distância entre o ponto em que a Terra está mais longe (afélio) e o ponto mais próximo (periélio) é tão pequeno comparado à distância da órbita que não influência nas estações do ano.

Outro contraponto à essa explicação é existir estações opostas nos diferentes hemisférios, ora pois se a Terra está mais longe então deveria ser inverno nos dois hemisférios, mas o que vemos é o verão aqui no hemisfério sul e inverno no norte.

Então o que explica as estações do ano? A resposta está na inclinação da Terra em relação à sua órbita, essa inclinação (23,5º) faz com que um hemisfério receba mais luz do que outro, ocasionando assim as estações do ano.

As datas que se iniciam as estações do ano também marcam outros pontos importantes no caminho que a Terra faz ao redor do Sol: Os solstícios e equinócios.

Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho e marcam o início do verão/inverno. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano. Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. Durante o solstício de verão do hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à superfície da Terra no Trópico de Capricórnio. No solstício de verão do hemisfério norte, ocorre o mesmo fenômeno no Trópico de Câncer.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, marcando o início da primavera/outono. Durante os equinócios o dia e a noite duram o mesmo tempo (12 horas). Desta forma, podemos dizer que o equinócio é um estágio intermediário entre o solstício de verão e o de inverno em determinado hemisfério. Ou seja, o equinócio ocorre quando a incidência maior de luz solar se dá exatamente sobre a linha do Equador.

Texto por: Diego H. Witchemichen

Referências:

TIBÉRIO B. VALE. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: Aula 2.

FARIA, Caroline. Solstício e Equinócio. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/solsticio-e-equinocio/>. Acesso em: 27 mar. 2018.

Imagem Disponível em: <https://www.todamateria.com.br>

• Gostei muito da explicação