Prêmio Nobel em Física – 1904

John William Strutt; Fonte: site Nobel Prize.

O Prêmio Nobel de Física do ano de 1904 foi entregue ao físico e matemático John William Strutt pelo estudo da densidade de gases importantes e o descobrimento do elemento argônio.

John William Strutt, ou terceiro Barão Rayleigh, nasceu no dia 12 de novembro de 1842 em Maldon, Essex, na Inglaterra. Graduou-se em matemática pela University of Cambridge no ano de 1865 e logo após teve a oportunidade de trabalhar ao lado de James Clerk Maxwell como professor de Física Experimental e chefe do laboratório Cavendish em Cambridge.

Por volta de 1880, Rayleigh, ao analisar a densidade do nitrogênio em forma de gás atmosférico e compará-lo ao obtido a partir de compostos como a amônia, observou que o gás atmosférico se apresentava mais pesado do que o produzido de outro composto. Buscando uma resposta para a causa de tal peculiaridade John examinou cuidadosamente cada influência sobre o gás, chegando a conclusão de que o nitrogênio atmosférico não era um elemento simples, mas a combinação de nitrogênio puro e um gás mais pesado e desconhecido.

Lord Rayleigh trabalhou juntamente com Sir William Ramsay, em busca do isolamento e obtenção do novo gás de forma pura e em quantidade suficiente para uma melhor investigação de suas características físicas e químicas. Após várias análises experimentais, no ano de 1895, John conseguiu isolar o gás que recebeu o nome de argônio e recebeu em 1904 o Nobel em Física pela descoberta.

Em 1908 John Willian Sttut foi nomeado chanceler da Universidade de Cambridge, mantendo esta posição até sua morte em 30 de junho de 1919.

Texto por: Luciano Cardoso

Revisado por: Allan Felipe Gaspareto Machado