Bactéria é Possível Proteção Contra Câncer de Pele

Segundo pesquisa recentemente publicada na revista acadêmica Science Advaces, uma bactéria da linhagem da Staphylococcus epidermidis, comumente encontrada na pele humana, pode produzir substância capaz de prevenir o câncer de pele.

A bactéria já se mostrava capaz de matar micróbios nocivos, como os que causam amigdalite. O que o pesquisador Richard Gallo da University of California fez foi explorar melhor essa substância (6-HAP), testando-a em dois grupos de ratos expostos à luz ultravioleta, onde um grupo recebia uma dose da substância e outro não. O que se observou foi que o grupo que recebeu a dose teve redução de 60% em seus tumores. A redução se deve à capacidade de a substância prevenir o crescimento e a multiplicação de células tumorais. Embora a bactéria seja comumente encontrada na pele humana, cerca de 20% da população saudável produz a substância, ou seja, é comum, mas não em todos.

Gallo e sua equipe dizem que a próxima etapa deste trabalho será traduzir para ensaios clínicos em humanos e mostrar que este produto químico, produzido bacteriologicamente, pode proteger o hospedeiro de câncer de pele.

Texto por: Luciano Cardoso