Raio Trator Sônico, e o ato futuro da levitação humana

Raio Trator Sônico, e o ato futuro da levitação humana

Em 2012, pesquisadores em acústica demonstraram que existe uma força oposta à direção de propagação também no caso de uma onda sonora, abrindo a possibilidade de que essas ondas sejam controladas para puxar objetos em direção à fonte de som.

Cada pequeno alto-falante pode ser controlado ou programado previamente de forma independente, permitindo realizar uma modulação espacial precisa no campo acústico. Essa modulação permitiu construir dois campos planares de ondas, que capturam o objeto, mantido inicialmente por um campo de equilíbrio, permitindo sua manipulação precisa.

O raio trator acústico já tem a capacidade de mover pequenas partículas, mas até o momento, acreditava-se que era impossível para objetos maiores que o

comprimento de onda, pois algumas tentativas tiveram resultados instáveis, porque o campo de som rotativo transfere alguns dos seus movimentos giratórios para os objetos, fazendo com que eles orbitem cada vez mais rápido até serem ejetados.

Porém, uma nova abordagem de pesquisadores da Universidade Bristol, no Reino Unido, descobriu que é possível estabilizar o dispositivo ao mudar rapidamente a direção da rotação da estrutura, o que torna viável levantar grandes instrumentos. Com ondas ultrassônicas de 40kHz, os cientistas conseguiram levantar uma esfera de poliestireno de dois centímetros.

O novo estudo usa vórtices acústicos que flutuam rapidamente, similares a furacões de som, feitos em uma estrutura com um núcleo silencioso rodeado por um som alto. Os cientistas descobriram que a taxa de rotação pode ser precisamente controlada mudando rapidamente a direção giratória dos vórtices, estabilizando o raio trator. Com isso, puderam e poderão ampliar o tamanho do núcleo silencioso para segurar objetos muito maiores, como uma pessoa, por exemplo.

Texto por: Bruno Belin dal Santos

Referências:

DESCONHECIDO. Raio trator sônico puxa objetos grandes Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=raio-trator-ondas-sonoras#.WmfTl7ynFdg Acesso: 23/01/2018.

DESCONHECIDO. O raio trator acústico mais poderoso do mundo pode ser o futuro da levitação de humanos Disponível em: https://hypescience.com/raio-trator-acustico-super-potente/ Acesso: 23/01/2018.

DESCONHECIDO. Não é magia! Pesquisadores criam dispositivo que será capaz de levitar humanos Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2018-01-22/levitar-humanos.html Acesso: 23/01/2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *