Prêmio Nobel em Física -1960

Prêmio Nobel em Física -1960

Donald Arthur Glaser; Fonte: site Nobel Prize.


   O Prêmio Nobel da Física do ano de 1960 foi entregue a Donald Arthur Glaser, pela invenção da Câmara de Bolhas.

   Nessa época, o estudo sobre pequenos componentes teve um grande avanço devido à invenção da câmara de nuvens. Os estudos de Donald Glaser, que resultaram na invenção da câmara de bolhas no ano de 1952, permitiram observar e analisar partículas com energias mais elevadas. Quando partículas carregadas atravessam uma câmara que contém um líquido que está próximo ao ponto de ebulição, elas ionizam os átomos que estão ao seu redor. Após certa diminuição da pressão na câmara, formam-se bolhas em torno dos átomos carregados. Essa situação, então, pode ser fotografada e analisada posteriormente. Esse experimento gerou resultados novos e importantes para a Física, fazendo com que Glaser ganhasse de forma merecida o Prêmio Nobel do ano de 1960. 

   Donald Glaser é original de Cleveland, Ohio, nasceu no dia 21 de setembro de 1926 e faleceu no dia 28 de fevereiro de 2013, em Berkeley, CA (Califórnia), EUA. Estudou na Case School of Applied Scienceem, em Cleveland, e obteve seu Ph.D em Física pela California Institute of Technology, em 1949. Logo após, mudou-se para a Universidade de Michigan em Ann Arbor, onde desenvolveu a pesquisa que o resultou no prêmio Nobel de 1960.

Autora do texto: Diana M. N. Thomen.

Revisão: Lhonidas de Senna Junior e Rieli Tainá Gomes dos Santos.

Referências:

[1] DESCONHECIDO. O Prêmio Nobel de Física 1960. Disponível em: <https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1960/>. Acesso em: 20 fev. 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *