Prêmio Nobel em Física -1959

Prêmio Nobel em Física -1959

Emilio Gino Segrè, Owen Chamberlain; Fonte: site Nobel Prize.


O prêmio Nobel em Física do ano de 1959 foi dividido entre Emilio Gino Segrè e Owen Chamberlain, sendo laureado metade do prêmio para cada um por um trabalho experimental que viria a provar empiricamente, enfim, a existência de uma antipartícula do próton, o antipróton.

A matéria em nossa volta possui uma espécie de imagem refletida que foi descoberta através do problema de assimetria de nosso universo, chamamos essa imagem refletida de antimatéria. O interesse nesse campo de descobertas vem sendo expandido desde sua descoberta e vem sendo auxiliado pela época de avanços tecnológicos diários em que vivemos, fazendo com que as experiências que comprovam estas partículas se tornem cada vez mais acessíveis à comunidade científica.

Segrè e Camberlain, em 1955, conseguiram transformar em um acelerador de partículas matéria suficiente para a produção de antiprótons, a primeira vez que este feito foi alcançado. Suas descobertas implicam prestígio e crédito à área de física de partículas que vem se tornando uma área de grande importância dentro da física atual.

Owen Chamberlain, nasceu dia 10 de julho de 1920, São Francisco, CA (Califórnia), EUA e faleceu dia 28 de fevereiro de 2006, Berkeley, CA, EUA. Emilio Gino Segrè, nasceu dia 1 de fevereiro de 1905, Tivoli, Itália e faleceu dia  22 de abril de 1989, Lafayette, CA, EUA.

Autor do texto: Matheus Henry Przygocki

Revisão: Lhonidas de Senna Junior

Referências:

[1] DESCONHECIDO. Award Ceremony Speech. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1959/press.html>. Acesso em: 03 mar. 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *