Resenha de: “Programa de Educação Tutorial: estratégias para o desenvolvimento da graduação”
Autor: Ministério da Educação (MEC). Ano de publicação: 2008. Gênero: Instrucional. Este livro relata os enfoques do Programa de Educação Tutorial, bem como estratégias para os grupos melhorarem. É escrito por diversos participantes do mesmo PET e busca enaltecer a graduação na visão do programa, além do tripé ensino, pesquisa e extensão, trazendo uma valorização para a humanização do saber com base na equidade. Conta com diversos relatos de vivências dentro de cada PET, separado de modo geral por universidades, com destaque principalmente à educação presencial. O livro traz consigo também muitos dados sobre o programa, como, por exemplo, o fato de haverem mais grupos voltados para a área de exatas e da terra. Nota-se que o ano que mais houve implantação dos grupos foi em 1992 e que, a partir do ano de 1997, quase não houveram mais grupos sendo criados. Em contrapartida, conforme os anos se passaram, houve maior troca de tutores em um mesmo grupo. Outro dado importante dentro do funcionamento dos grupos PET é quanto às atividades de ensino, pesquisa e extensão, as quais o livro traz com a categoria “Bom”. Já o comprometimento do grupo com a proposta do PET é classificado como “Ótimo”. Autora da resenha: Gabriele Chomen.