Prêmio Nobel em Física – 1922

Prêmio Nobel em Física – 1922

Niels Henrik David Bohr; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física em 1922, foi para o físico dinamarquês Niels Henrik David Bohr, natural de Copenhague, Dinamarca, nascido em 7 de outubro de 1885, que devido a suas pesquisas lançou as bases para o desenvolvimento da física nuclear moderna.

Depois de ter trabalhado em Cambridge com J. J. Thompson, transferiu-se para Manchester em 1912, para trabalhar com Ernest Rutherford, do qual deu continuidade às teorias e ao modelo planetário do átomo, utilizando os fundamentos da física quântica. Estudou e descreveu a teoria dos elétrons orbitais do átomo, criando portanto, as bases da teoria atômica moderna em 1913.

Segundo Bohr, os elétrons estavam distribuídos em níveis de energia característicos de cada átomo, criando o modelo quântico do átomo. Ao observar um quanta de energia, um elétron pode pular para outro nível e depois voltar a seu nível original, emitindo um quanta idêntico.

Os elétrons devem se mover ao redor do núcleo, mas apenas em órbitas prescritas. Ao saltar de uma órbita para outra, com menor energia, um quantum leve é emitido. A teoría de Bohr poderia explicar, por que os átomos emitem luz em comprimentos de onda fixos.

Por seus serviços na investigação da estrutura dos átomos e da radiação que emana deles, Niels Henrik David Bohr ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1922. Niels veio a falecer em 18 de novembro de 1962, em sua cidade natal.

Texto por: Bruno Belin Dal Santos

Revisado por: Allan Felipe Gaspareto Machado

Referências:

DESCONHECIDO. Niels Bohr – Facts Disponível em:<https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1922/bohr-facts.html> Data de acesso:13/03/2018.

DESCONEHCIDO. Niels Henrik David Bohr Disponível em:<http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/NielsHDB.html> Data de acesso:13/03/2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *