Antigo fóssil pode provar a existência de vida extraterrestre

Antigo fóssil pode provar a existência de vida extraterrestre

Quando começou vida na Terra? A resposta, talvez, pode vir de um grupo de pesquisadores da Universidade de Wollongong, na Austrália, o qual descobriram na paisagem espetacular de vulcões de lama no Isua, sudoeste da Groenlândia (em uma região que até pouco tempo estava completamente coberta de neve), fósseis de microrganismos preservados nas rochas, datado de 3,7 bilhões de anos. A descoberta, descrita na revista Nature, antecipa 220 milhões de anos da mais antiga evidência fóssil de vida conhecida até agora, a rocha sedimentar encontrada na Austrália Ocidental.
O mais surpreendente é que, entre as rochas, os cientistas observaram a presença de Estromatólitos de um a quatro centímetros de altura, formações criadas pelo crescimento de microrganismos em camadas, depositadas num ambiente marinho raso. A amostra estava conservada em rochas metamórficas no chamado cinturão supracortical de Isua, uma formação rochosa originada em uma época em que a Terra era constantemente bombardeada por asteroides e ainda se encontrava em fase de formação.

Conforme explicado em um artigo que acompanha o estudo na revista Nature, Abigail C. Allwood, pesquisador do Jet Propulsion Laboratory (JPL) em Pasadena, Califórnia (EUA), diz que se a vida poderia ser estabelecida em tal lugar, então a vida ” não é exigente, relutante e improvável. ” Se assim for, planetas como Marte pode ser ainda mais promissor com um potencial de vida em casa no passado.
A descoberta, além de fornecer dados revolucionários sobre a história da vida no planeta, abre novas possibilidades em matéria de exploração espacial. Os cientistas afirmam que se foi possível surgir a vida na Terra em um período marcado por temperaturas altíssimas e instabilidade geológica profunda, ela também poderia ser encontrada em planetas e asteroides que, até o momento, eram considerados inóspitos, como Vênus ou as luas de Júpiter.

” Um monte de missões a Marte mostraram que no momento em que as rochas de Isua foram formadas, o planeta vermelho não parecia muito diferente da Terra a partir de uma perspectiva de habitabilidade, com corpos de água permanentes na superfície ” afirma Allwood.

Texto por: Mariana Fabiani.

Referências:

DESCONHECIDO. ANTIGO FÓSSIL PODE PROVAR A EXISTÊNCIA DE VIDA EXTRATERRESTRE Disponível em: seuhistory.com/etiquetas/descobertas Acessado em: 17 de junho de 2017.

DESCONHECIDO. Hallan en Groenlandia la evidencia de vida más antigua en la Tierra: 3.700 millones de años Disponível em: www.abc.es/ciencia/abci-hallan-groenlandia-evidencia-vida-mas-antigua-tierra-3700-millones-anos-201608311906_noticia.html Acessado em: 17 de junho de 2017.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *