Prêmio Nobel em Física – 1950

Prêmio Nobel em Física – 1950

Cecil Frank Powell; Fonte: site Nobel Prize.


O prêmio Nobel de Física de 1950 foi entregue a Cecil Frank Powell, basicamente pela descoberta da partícula méson-pi.

Powell nasceu no dia 5 de dezembro no ano de 1903, em Tonbridge. Fez sua graduação na faculdade de Cambridge, onde graduou-se na Natural Science Tripos, em 1927 obteve seu Ph.D. e mudou-se para a Universidade de Bristol como assistente de pesquisas no HH Wills Physical Laboratory.

Cecil Powell descobriu que partículas carregadas que se movem através de emulsões fotográficas deixam trilhas que podem ser examinadas nas imagens desenvolvidas posteriormente. Fez melhorias nesta técnica para estudar radiação e reações nucleares. Em 1947, descobriu que as partículas incidentes de raios cósmicos poderiam reagir com núcleos atômicos na emulsão, criando outras partículas de curta duração. Partícula subatômica denominada méson-pi que fora proposta em 1935, pelo físico japonês Hideki Yukawa.

Em 1949, Hideki Yukawa ganhou o prêmio Nobel por sua previsão teórica da existência dos mésons, porém em 1950, apenas Cecil Frank Powell foi contemplado com o Nobel em Física pelo desenvolvimento do método fotográfico de estudo dos processos nucleares e pelas descobertas sobre os mésons feitas com esse método, apesar de Lattes ter sido o principal pesquisador e o primeiro autor do artigo sobre os mésons, publicado na revista Nature.

Provavelmente a razão de apenas Powell ter sido contemplado com o prêmio é que, até 1960, a política do comitê do Nobel, era entregar o prêmio apenas para o chefe da equipe de pesquisadores responsável pela descoberta.

Autor do texto: Desconhecido.

Referências:

DESCONHECIDO. Powell Biography. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1950/powell-bio.html> Acesso em 13 de Abril de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *