Prêmio Nobel em Física – 1945

Prêmio Nobel em Física – 1945

Wolfgang Pauli Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1945 foi concedido a Wolfgang Pauli “pela descoberta do Princípio de Exclusão, também chamado de Princípio de Pauli”.

Pauli, se baseando no conhecimento experimental e teórico de física atômica da época, que, em geral, para definir o estado de energia de um elétron necessitava-se de quatro números quânticos, sendo que três desse números dizem respeito a revolução do elétron ao redor do núcleo e a necessidade de um quarto número trouxe a comprovação da existência de algumas propriedades muito importantes do elétron.

Seu princípio, o qual diz não poder haver mais do que um elétron em cada estado de energia quando esse estado é completamente definido, foi comprovado primeiramente para os elétrons mas posteriormente mostrou ser válido também para os prótons e nêutrons. O Princípio de Pauli então se mostra essencial para a descrição dos núcleos atômicos.

Wolfgang Pauli nasceu no dia 25 de abril de 1900 em Viena, Áustria e morreu no dia 15 de dezembro de 1958 em Zurique, Suíça.

Autor do texto: Desconhecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *