Prêmio Nobel em Física – 1946

Percy Williams Bridgman Fonte: site Nobel Prize.

O Prêmio Nobel de Física de 1946 foi concedido a Percy Williams Bridgman “pela invenção de um aparato para produzir pressões extremamente altas e pelas descobertas que ele fez no campo da física de alta pressão”.

Bridgman começou a trabalhar com altas pressões por mero acaso, enquanto realizava um experimento para estudar fenômenos ópticos sob a influência de pressão o seu equipamento explodiu, após consertar, Bridgman notou que a eficiência desse novo equipamento era superior se comparado com os feitos até então, suportando pressões mais elevadas sem deformações ou vazamentos.

Em seus primeiros experimentos já conseguiu alcançar pressões de 20.000 kg/cm2, após realizar alguns ajustes em seus equipamentos e analisar os melhores materiais para serem utilizados nas construções, conseguiu atingir pressões entre 400.000 e 500.000 kg/cm2. Seu equipamento era constituído basicamente por dois recipientes ligados por fortes canais de conexão, um desses recipientes era a própria caixa de pressão, o qual submetia um fluido a uma elevada pressão, o qual, por meio de um pistão móvel, era transmitido para o segundo recipiente, a chamada câmara experimental. Para a realização dos experimentos com tais pressões, Bridgman utilizou carboneto de tungstênio por ser uma material extremamente duro, ao submeter tal material a uma pressão de 425.000 kg/cm2 e fazer análises com raios X, notou que a estrutura do carboneto de tungstênio passou de cristalina para não cristalina, ou seja, a substância se tornou amorfa.

Os estudos de Percy Williams Bridgman foram dedicados também a outras esferas, como o efeito da pressão nos fenômenos termoelétricos, na viscosidade dos fluidos e condução de calor nos gases. Tais estudos foram de extrema importância para o avanço científico, pois campos que antes não poderiam ser explorados fazendo testes com pressões agora ganhariam mais interesse.

Percy Williams Bridgman nasceu no dia 21 de abril de 1882 em Cambridge, Estados Unidos e morreu no dia 20 de agosto de 1961 em Randolph, Estados Unidos.

Autor por: Desconhecido.