Wolfgang Ernst Pauli (1900-1958)

Wolfgang Ernst Pauli nasceu no dia 25 de Abril de 1900 em Viena, filho de Wolfgang Joseph Pauli e Berta Camilla Schütz, seu nome do meio foi dado em homenagem ao seu padrinho, o físico Ernst Mach.

Graduou-se com honra em 1918 em Viena, mais tarde foi estudar na Universidade de Munique sob a orientação de Arnold Sommerfeld. Obteve seu doutorado em 1921 e passou um ano na Universidade de Göttingen como assistente de Max Born e mais um ano com Niels Bohr em Copenhague. Durante os anos de 1923 até 1928 ele passou como palestrante na Universidade de Hamburgo antes de ser indicado como Professor de física teórica no Instituto Federal de Zurique.

Durante 1935-1936, ele estava visitando o Instituto de Estudos Avançados, Princeton, Nova Jersey e também a Universidade de Michigan (1931 e 1941) e Universidade de Purdue (1942). Foi eleito para a cadeira de Física Teórica em Princeton em 1940, mas retornou a Zurique no final da Segunda Guerra Mundial.

Pauli foi uma excelência entre a brilhante escola dos físicos do meio do século XX. Foi reconhecido quando, pouco fora de sua adolescência e ainda estudante, ele publicou uma revisão magistral da teoria da relatividade. Seu princípio de exclusão, que muitas vezes é citado com seu nome, cristalizou o conhecimento existente da estrutura atômica no momento em que foi postulado e levou ao reconhecimento da variável de dois valores necessária para caracterizar o estado de um elétron. Pauli foi o primeiro a reconhecer a existência do neutrino, uma partícula não carregada e sem massa que transporta energia radioativa no decaimento β.

Também ajudou a estabelecer as bases da teoria quântica dos campos e participou ativamente dos grandes avanços feitos neste domínio em torno de 1945. Anteriormente, ele ainda consolidou a teoria do campo, fornecendo a prova da relação entre spin e “estatísticas” de partículas elementares. Ele escreveu muitos artigos sobre problemas de física teórica, principalmente mecânica quântica, em revistas científicas de muitos países.

Pauli foi membro estrangeiro da Royal Society of London e membro da Swiss Physical Society, da American Physical Society e da American Association for Advancement of Science. Ele recebeu a Medalha de Lorentz em 1930 e o prêmio Nobel em 1945.

Wolfgang Pauli casou-se com Franciska Bertram em 4 de abril de 1934. Morreu em Zurique em 15 de dezembro de 1958.

Texto por: Diego Henrique Witchemichen.

Referências:

Wolfgang Pauli – Biographical“. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 3 Jul 2017. <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1945/pauli-bio.html>

DESCONHECIDO. Wolfgang Pauli. Disponível em: <http://www.explicatorium.com/biografias/wolfgang-pauli.html>. Acesso em: 20 jun. 2017.