Charles Augustin Coulomb (1736 – 1806)

Charles Augustin Coulomb nasceu em Angoulême, França, no dia 14 de junho de 1736. Estudou no Collège de Quatre-Nations. Posteriormente mudou-se para Paris para ingressar no Colégio Mazarin, onde estudou Química, Botânica, Astronomia e Matemática. Ainda, estudou Engenharia Militar na École du Génie, em Mezières.

Passou nove anos nas Índias Ocidentais, atuando como engenheiro militar, e em suas horas vagas dedicava-se a investigações sobre mecânica de estruturas, eletricidade dos metais e atrito em maquinario.

Em 1773 retornou a Paris para dedicar-se a sua pesquisa científica. Seu primeiro trabalho “Sur une application des regles, de maximis et minimis à quelque problemes de statique relatifs a l’architecture” contribuiu para a utilização de cálculos precisos para a engenharia.

Coulomb começou a estudar eletricidade para participar de um concurso sobre fabricação de agulhas imantadas, aberto pela Académie des Sciences de Paris. Esses estudos o conduziram a seguinte conclusão: “A força de interação eletrostática entre duas cargas é diretamente proporcional ao produto entre as cargas e inversamente proporcional à distância entre elas”. Esta é conhecida como “Lei de Coulomb”, que recebeu esse nome em sua homenagem. Os resultados dessa pesquisa foram publicados em 1785 e 1789 na Mémoires de l’Académie Royale des Sciences.

Em 1777, Coulomb inventou a balança de torção, através da qual é possível fazer medidas da força de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregadas. Ainda em 1777, realizou pesquisas sobre o magnetismo terrestre e estudou as leis de atrito em 1779. Todos estes estudos foram premiados pela Académie des Sciences.

Charles Augustin Coulomb morreu em Paris, no dia 23 de agosto de 1806.

Autora do Texto: Diana Maria Navroski Thomem

Referências:

[1] FRAZÃO, Dilva. Charles Augustin de Coulomb. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/charles_augustin_de_coulomb/>. Acesso em: 19 jun. 2017.

[2] SANTOS, Marco Aurélio da Silva. “A Balança de Torção de Coulomb”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-balanca-torcao-coulomb.htm>. Acesso em 20 de junho de 2017.