Antoine-Henri Becquerel (1852-1908)

Físico Frances nasceu no dia 15 de dezembro de 1852 na cidade de Paris, filho de uma família de notáveis cientistas, aos quais se destaca seu avô Antoine César Becquerel, sócio da Royal Society e seu pai Alexandre Edmond Bacquerel, professor de física aplicada que realizou pesquisas sobre radiação solar.

Entrou na escola politécnica em 1872 onde estudou com até 1874, época em que se juntou ao departamento governamental de Ponts e chaussées onde se tornou engenheiro e posteriormente Doutor em Ciências.

Em 1892 foi nomeado professor de física aplicada no departamento de história natural no museu de Paris, cargo ocupado até então por seu pai.

Os primeiros trabalhos de Becquerel estavam associados com o plano de polarização da luz, com o fenômeno da fosforescência e com a absorção da luz por cristais, este último o tema da sua tese de doutoramento. Trabalhou também sobre o tema do magnetismo terrestre

Em sua principal pesquisa, Bacquerel mostrou que os raios emitidos pelo urânio liberam gases para ionização e que estes diferiam dos raios X na deflexão por campos elétricos e magnéticos.

Pela descoberta da radioatividade espontânea, Becquerel partilhou o Prémio Nobel da Física em 1903, com os físicos Pierre e Marie Curie pelo estudo da radiação de Becquerel.

Bacquerel casou-se com a filha de seu professor de física na escola politécnica a qual se chamava Lucie Jamin, em 1898 tiveram um filho que também foi físico (a quarta geração de cientistas da família).

Antoine Becquerel morreu repentinamente com 56 anos no dia 25 de agosto de 1908 na cidade de Le Croisic.

Autor: Gabriel Grube dos Santos.

Referencias:

Antoine-Henri Becquerel in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 07 de junho 2017 19:58:50]. Disponível na Internet: <https://www.infopedia.pt/$antoine-henri-becquerel>