Palácio de Memória

Desde os tempos antigos, as pessoas estudam formas de melhorar a arte de memorizar coisas, como discursos, números, cartas, aquela matéria que cai na prova, entre outros. Existem vários métodos pra se fazer isso, como inventar uma música, uma história ou criar um palácio da memória. O palácio de memória, também conhecido como método de loci (lugar em latim), foi inventado na Grécia antiga, onde os oradores tinham que decorar seus discursos sem qualquer tipo de apoio.

Esta técnica ficou popularmente conhecida pelo personagem Sherlock Holmes, que a utilizava para guardar muitas informações, porém ela é citada em outras obras cinematográficas, como na série The Mentalist, onde o personagem principal, Patrick Jane, ensina seus amigos a contar cartas no jogo vinte e um utilizando um palácio de memória.

Mas, como ele funciona? Para construir um palácio de memória a pessoa deve escolher espaço físico que conheça bem, como sua casa, a faculdade ou o local de seu trabalho, pode ser um espaço ao ar livre ou não. É de suma importância que a pessoa conheça bem cada canto deste local. Após isso a pessoa deve definir o começo e o fim de seu percurso, que pode ser representado pela entrada e saída do local. Depois de escolhido o local deve-se criar as “estações” relacionando-as às palavras ou conceitos que quer decorar. Por exemplo, você escolheu sua casa. Quando você entra em sua casa a primeira coisa que você vê é um sofá, essa será sua primeira estação. Supondo que a primeira coisa que você precisa decorar é um az de espadas, então você deve atribuir a ele um objeto, um personagem ou uma ação, (pode ser qualquer coisa, quanto mais extravagante é mais fácil de decorar) como por exemplo, um macaco verde dançando. Então, imagine esse macaco verde dançando em cima do seu sofá, isso significa o az de espadas. Agora para cada estação deve-se criar um personagem ou objeto que represente a sequência do que você precisa decorar. Pronto, você já tem seu palácio de memória. Quando você iniciar o percurso irá olhar para os personagens/objetos e se lembrará do que precisa. Mas para isso você deve decorar bem o percurso, pratique várias vezes até que tenha seu palácio bem memorizado.

Texto por: Diana M. N. Thomen.

Referências:

[1] LOPES, Ana. Sua memória em um palácio! Disponível em: <http://www.maisaprendizagem.com.br/palacio-da-memoria/>. Acesso em: 19 jun. 2017.