A importância das descobertas de Exoplanetas

A importância das descobertas de Exoplanetas


No dia 22/02/2017 a NASA anunciou a descoberta de sete exoplanetas orbitando uma estrela próxima, à aproximadamente 39 anos Luz da Terra. As primeiras estimativas sugerem que os novos planetas têm massa semelhante à da terra, e também, em ao menos seis desses planetas a temperatura vária entre 0°C até 100°C. Durante a pesquisa, os astrônomos descobriram algumas curiosidades sobre os exoplanetas. Por exemplo: se pudéssemos ficar na superfície de um dos planetas, iríamos avistar os outros planetas em um tamanho maior que nós, terráqueos, avistamos a Lua.

Ainda não podemos saber se esses planetas podem abrigar vida, mas uma coisa certa é que em alguns bilhões de anos, quando o Sol estiver esgotando seu combustível e o sistema solar deixar de existir, a estrela Trappist-1, sendo uma anã superfria, continuará sendo uma estrela jovem. Pois ela consome hidrogênio tão devagar que continuará viva por mais 10 trilhões de anos.

O telescópio espacial James Webb, sucessor do Hubble que será lançado em 2018, terá a possibilidade de estudar se existe a marca de Ozônio na atmosfera dos planetas existentes na zona habitável do sistema. E, caso exista, será uma grande evidência de que esses planetas possam abrigar algum tipo de vida.

Referências:

Imagem retirada de: <https://hypescience.com/10-exoplanetas-que-seus-descendentes-poderiam-colonizar/>. Acessado em 17/11/2019

DOMÍNGUEZ, N. Telescópio da NASA descobre um sistema solar com sete planetas como a Terra. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/22/ciencia/1487783042_037999.html>. Acesso em: 28 maio 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *