Cinema

Cinema

Imagine o seguinte cenário: é uma tarde tranquila de sábado, você está sentado em um confortável sofá com um balde de pipocas e uma Tv a sua frente. Qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Exatamente, um filme.

Hoje em dia assistir a um filme se tornou um hábito para muitas pessoas, uma atividade que com o passar do tempo está se tornando tão simples, com recursos que levam praticamente uma locadora para dentro de nossas casas.

Muitas das crianças hoje em dia não chegam a saber o que é um DVD, quem dirá saber o que é uma fita cassete, e o que é ter que ir á uma locadora para poder assistir um filme.

Foram precisos muitos anos para alcançar a tecnologia que nos é presenciada hoje. Mas, bem antes da fita cassete, você sabe como foram feitos os primeiros filmes?

Em 1895, os irmãos Lumière projetaram para o público o filme de um trem saindo da estação. Com pouco mais de um minuto, preto e branco e sem som, a plateia ficou assombrada. Eles acharam que o trem iria sair da tela, e fugiram do local.

Pode parecer estranho, mas a grande parte dos filmes produzidos até a década de 1920 era colorida. Com o auxílio de pinceis e lupas, era aplicada tinta quadro a quadro. Era um trabalho extremamente minucioso, caro e demorado. 

Os métodos manuais de coloração foram abandonados com a chegada de uma tecnologia revolucionária: o som. O público não ligava muito se o filme era em preto e branco, mas não aceitava mais o cinema mudo. 

Na década de 30, a norte americana Technicolor lançou uma câmera com três elementos, que filmava em três cores. A luz era projetada nas cores primárias e então sobreposta, dando a impressão de naturalidade. O primeiro filme que usou essa técnica foi Vaidade e beleza (Becky Sharp, 1935).

Com esses novos recursos cinema vem conquistando cada vez mais as pessoas, pois assim fica muito mais fácil, prazeroso e agradável assistir um filme. Hoje em dia quando vemos um filme atual, ficamos encantados com a perfeição e todas as técnicas usadas para passar o maior realismo possível, ano após ano essas técnicas de produção, efeitos especiais e a quantidade de recurso disponível para realização dos filmes, melhoram bastante. Esse grande avanço sem dúvidas continuará. Serão inúmeros recursos cada vez mais modernos e que farão coisas incríveis ainda nos dias de hoje, uma coisa é certa, as evoluções dessas grandes técnicas cinematográficas estarão sempre ligadas diretamente às novas tecnologias, seja na forma de distribuição do conteúdo ou mesmo na produção, e isso se repassa a população em geral. Essas novas técnicas revolucionaram o mundo e seus conceitos de arte.

Texto por: Giácomo Alessandro Peracki.

Referências:

CASTRO, Thiago. Uma viagem: do preto e branco para o colorido. Disponível em: <http://cinefilos.jornalismojunior.com.br/uma-viagem-preto-e-branco-para-o-colorido/>. Acesso em: 09 maio 2017.

VIRTUAL, Diário. CINEMA ANTIGO X CINEMA ATUAL. Disponível em: <https://blogdiariovirtual.wordpress.com/2011/06/07/cinema-antigo-x-cinema-atual/>. Acesso em: 09 maio 2017.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *