O Fast

O Fast


   Este é o maior radiotelescópio do mundo conhecido como Fast (sigla em inglês). Segundo comunicado da Academia Chinesa de Ciências, o telescópio está localizado na província de Guizhou, sudoeste da China, e já está pronto para uso. Foram instalados 4.450 painéis do equipamento, deixando-o preparado para operação desde setembro de 2016. O telescópio foi criado para a determinação de estrelas e também para a determinação existente de extraterrestre. O telescópio tem o tamanho de cerca de 30 campos de futebol, possuindo 500 metros de diâmetro.

   O governo chinês é responsável pela construção do Fast, um equipamento estimado em US$ 180.000.000 (R$ 557.883.514). Mas, para poder construir esse telescópio, moradores em um raio de 5 quilômetros do aparelho tiveram que seguir o plano de realocação. Assim, 9.110 pessoas saíram de suas casas, ou, caso insistissem em permanecer, não deveriam possuir telefones celulares e aparelhos que atrapalhassem o telescópio.

   O telescópio permitirá aos astrônomos realizar pesquisas da concentração de hidrogênio em galáxias muitos distantes, detectar moléculas no espaço, procurar emissões de ondas de rádio em planetas que orbitam outras estrelas e também por determinações de busca de extraterrestre.

Texto por: Lhonidas de Senna Junior.

Referências:

Disponível em <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/09/china-inagura-o-maior-radiotelescopio-do-mundo.html>. Acesso 24 de fev. 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *