Marcha pela Ciência

Neste sábado dia 22 de abril, milhares de cientistas e apoiadores foram às ruas de dezenas de países em um protesto internacional em defesa da Ciência. Protesto este que foi organizado em resposta ao discurso anticientífico do presidente americano Donald Trump, que disse que o aquecimento global é uma farsa, o movimento teve como objetivo conscientizar as lideranças políticas e levar em consideração evidências científicas antes de elaborar e colocar em prática suas políticas públicas.

A Marcha pela Ciência nos Estados Unidos é caracterizada como um movimento não partidário, com o objetivo de realçar o “papel vital da ciência na democracia americana”, segundo o site da marcha. Mesmo assim, as manifestações foram protestos contra cortes profundos que o presidente do país propôs nos orçamentos para ciências e pesquisas e também seu desprezo sobre as mudanças climáticas dizendo que são uma fraude e que estavam sufocando as políticas que impulsionam o crescimento econômico. Está sendo considerada a saída do acordo de Paris pela administração do governo Trump, acordo este que tem como objetivo a redução global das emissões de dióxido de carbono e outros gases-estufa. Somente no ano passado, sob a gestão do presidente Barack Obama, que os Estados Unidos se juntaram a outros 190 países assinando o acordo.

Aqui no Brasil foram 24 cidades que aderiram ao ato. Os protestos foram contra cortes no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, que chegam a 44% que resultam na redução de bolsas acadêmicas e de investimentos em pesquisas e em laboratórios.

Estudantes e professores de várias Universidades do nosso país levaram cartazes com escritas como “Ciência não é gasto, é investimento” e tesouras gigantes, criticando os cortes. Os manifestantes ressaltaram os riscos da falta de financiamento, a longo prazo, para o desenvolvimento da ciência no País. Citaram também o desestímulo para as novas carreiras representado pelas reformas trabalhista e da previdência do governo federal, e pelas novas regras para a terceirização.

Texto por: Diego H. Witchemichen.

Referências:

PENNAFORT, Roberta; TREVISAN, Cláudia. Marcha em prol da Ciência une diversos países. Disponível em: <http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisadores-fazem-marcha-pela-ciencia-no-rio,70001747870>. Acesso em: 24 abr. 2017.

O GLOBO. ‘Marcha pela Ciência’ se espalha em 600 cidades pelo mundo. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/marcha-pela-ciencia-se-espalha-em-600-cidades-pelo-mundo-21243465>. Acesso em: 24 abr. 2017.