Benoit Paul Emile Clapeyron (1799-1864)

Benoit Paul Emile Clapeyron nasceu em 26 de fevereiro de 1799 em Paris, França, foi um físico e engenheiro civil. Clapeyron estudou na École Polytechnique e após dois anos de início da graduação, Clapeyron já atuava como engenheiro de minas e ferrovias. Mudou-se para São Petersburgo em 1820 com seu amigo, para lecionar na Escola de Obras Públicas, a qual teve grande impulso com o Imperador Alexandre I. Essa escola foi responsável por diversas pontes, viadutos e até mesmo armas, na Rússia.

Permaneceram em São Petersburgo durante 10 anos e durante esse tempo, Clapeyron e seu amigo Gabriel Lamé publicaram diversos artigos juntos. Com a revolução francesa de 1830, ambos retornaram a Paris, aprimorando assim as diversas ferrovias que eram precárias. Sendo que foi responsável pela primeira via-férrea de Paris. Nesse tempo ele se casou com Mélanie Bazaine.

Clapeyron e Lamé foram colocados como responsáveis pela direção de uma obra que ligava Paris a St. Germain ao mesmo tempo que lecionavam em St. Étienne na École de Mineurs. Clapeyron também se especializou em locomotivas a vapor e os seus fenômenos de locomoção.

Clapeyron teve uma notória contribuição para a termodinâmica, onde formulou de forma clara e concisa a rigorosa equação dos gases perfeitos, relacionando assim o volume do gás, a temperatura, a pressão, o calor latente de compressão, o de dilatação, e o de vaporização, que interferem no equilíbrio técnico do sistema. A famosa equação .

A publicação dessas pesquisas contribuiu para os estudos de Sadi Carnot. Pois o princípio de Carnot e seus fenômenos não eram aceitos pela comunidade científica. Quando a pesquisa de Clapeyron, que transformou a análise verbal feita por Carnot em um simbolismo de cálculo, a comunidade científica teve maior aceitação da Teoria de Carnot.

Clapeyron faleceu em 28 de janeiro de 1864.

Texto por: Mariana Gabriela Fabiani

Referências:

Clapeyron, Benoit Paul Emile – Biografia. Disponível em <http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/claper.htm>. Acessado dia 22 de abril de 2017.