Robert Andrews Millikan (1868-1953)

Físico norte-americano nascido em Morrison, Illinois em 1868, que foi filho segundo do Reverendo Silas Franklin Millikan e de Mary Jane Andrews tendo sua fundação educacional na Maquoketa High School, em Iowa. Entrou em 1886 para Oberlin College, em Ohio, onde estudou grego e matemática, porém, logo após sua formatura em 1891 começou a lecionar em física pela qual tomou gosto. Em 1893 se tornou mestre em física e colaborador em Física para a Columbia University, onde recebeu seu Ph.D. no ano de 1895 por suas conclusões sobre a polarização da luz emitida por superfícies incandescentes.

Entre 1895 e 96 esteve na Alemanha, se aprimorando nas universidades de Berlim e Göttingen. Ao retornar para a América, tornou-se professor na Universidade de Chicago, onde em 1906, iniciou pesquisas para determinar a quantidade de carga elétrica presente num elétron. Até que em 1911, fez pela primeira vez a determinação do valor da carga do elétron, onde Millikan espalhou pequenas gotas de óleo entre duas placas horizontais carregadas eletricamente e observou, com o auxílio de um microscópio o comportamento das mesmas quando submetidas a influência da gravidade.

A medida que as placas adquiriam mais carga, as gotículas sofriam variações em seu movimento de queda, chegando a deter-se ou até a elevar-se. Através da medida da quantidade de carga que provoca a menor alteração possível, Millikan concluiu ser exatamente a carga de um elétron, constatando também que todos os demais valores de carga que se podiam adicionar à gotícula eram múltiplos daquele valor unitário.

A partir de 1921, passou a trabalhar no Instituto de Tecnologia da Califórnia, onde estudou os Raios Cósmicos, os quais constatava que eram uma forma de radiação eletromagnética, semelhante aos raios gama, porém mais intensos, vindos dos confins do Universo. Pesquisadores mais tarde mostraram que esses possuíam natureza corpuscular. Por estes seus trabalhos foi-lhe atribuído o Prêmio Nobel da Física em 1923.

Professor do departamento de física da Universidade de Chicago entre 1896-1921, diretor do Norman Bridge Laboratory of Physics e presidente do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Pasadena, Calif entre 1921 e 1945, também trabalhou com propriedades luminosas das radiações dos átomos, movimento Browniano e espectro ultravioleta.

Casado em 1902 com Greta Erwin Blanchard, o casal teve três filhos: Clark Blanchard, Glenn Allen e Max Franklin. Robert foi doutor honorário em 25 universidades, recebeu muitas honrarias e morreu em San Marino, California em 1953.

Texto por: Bruno Belin Dal Santos

Referências:

[1]. DESCONHECIDO. Robert Andrews Millikan. Disponível em: <www.dec.ufcg.edu.br/biografias/RoberAnd.html>. Acesso em 13 de Abril de 2017.

[2]. DESCONHECIDO. Biografia Robert Andrews Millikan. Disponível em:

<fisicaartebrasil.blogspot.com.br/2010/06/biografia-robert-andrews-millikan.html>. Acesso em 13 de Abril de 2017.

[3]. DESCONHECIDO. Robert Andrews Millikan. Disponível em: <www.infopedia.pt/$robert-andrews-millikan>. Acesso em 13 de Abril de 2017.