Prêmio Nobel em Física – 1990

Prêmio Nobel em Física – 1990

Jerome I. Friedman, Henry W. Kendall, Richard E. Taylor; Fonte: site Nobel Prize.


Os laureados com o Prêmio Nobel de Física de 1990, foram Jerome I. Friedman, Henry W. Kendall e Richard E. Taylor que ganharam o prêmio em partes iguais. O tema do prêmio foi por investigações que encontraram vestígios de que existem uma estrutura interna nos prótons e nos nêutrons.

O estudo da estrutura dos núcleos foi feito utilizando a microscopia eletrônica em que teve como base observar um feixe de elétrons em altas velocidades e observar o comportamento do mesmo através de um alvo constituído de hidrogênio líquido ou deutério. Para medir os elétrons espalhados e suas energias, foram utilizados dois espectrômetros magnéticos, um dos espectrômetros foi utilizado para elétrons espalhados em 6 e 10 graus e o outro para ângulos maiores.

A pesquisa feita pelos ganhadores, além de muito interessante, ainda hoje é um campo de pesquisa promissor, tanto no ponto de vista de interações fundamentais quanto tecnológicas. Pode ser citada, como exemplo, as seções de choque para vários canais de espalhamento, que são necessárias para a compreensão quantitativa dos fenômenos atmosféricos, e outros que ocorrem no meio interplanetário.

Por essas investigações em matéria de difusão inelástica profunda de elétrons sobre prótons e neutros, é que se pôde ter mais conhecimento no modelo quark da física de partículas. Tornando realmente esse estudo digno de um nobel.

Autora do texto: Gabriele Chomen Costa

Revisão: Matheus Meoquior da Fonseca.

Referências:

Nobelprize.org. The nobel prize in physics 1990. Disponível em: <http://www0.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1990/>. Acesso em: 3 de maio de 2016.

Homem, m. G. P. Dinâmica de interação de elétrons com moléculas em fase gasosa. Disponível em: <http://www.fis.ufba.br/seminarios.htm>. Acesso em: 3 de maio de 2016.

Vianna, l. B. Quarks. Disponível em: <http://www.infoescola.com/fisica/quarks/>. Acesso em: 3 de maio de 2016

Moreira, m. A. A física dos quarks e a epistemologia1. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/quarks.pdf>. Acesso em: 3 de maio de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *