Prêmio Nobel em Física – 1989

Prêmio Nobel em Física – 1989

Norman F., RamseyHans G. Dehmelt, Wolfgang Paul; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física do ano de 1989 foi dividido entre Norman F. Ramsey, que foi laureado com metade do valor total do prêmio, e a outra parte foi devidamente concedida a Hans G. Dehmelt e Wolfgang Paul. O prêmio se deu pela “invenção do método de campos oscilatórios separados, e seu uso na radiação de hidrogênio e em outros relógios atômicos” e pelo “desenvolvimento da técnica de íon trap (armadilha de íons). ”

De acordo com as leis da mecânica quântica, os átomos têm apenas níveis de energia fixos. Quando há transições entre diferentes níveis, é emitida ou absorvida radiação eletromagnética com determinadas frequências. Em 1949, após Isaac Isidor Rabi desenvolver o método para determinar estas frequências por meio de um feixe de átomos através de um campo magnético e eletromagnético, Norman Ramsey aperfeiçoou-o com a utilização da interferência de dois campos eletromagnéticos. Isso melhorou a precisão e tornou-se a base para o relógio atômico.

Na década seguinte, Hans Dehmelt e Wolfgang Paul desenvolveram um método utilizando campos magnéticos para capturar átomos carregados – íons – em uma armadilha, pois, quando isolados, é mais fácil estudar as propriedades e os espectros dos átomos.

Autora do texto: Bárbara de Almeida S.

Revisão: Matheus Meoquior da Fonseca.

Referências:

Nobelprize.org. The nobel prize in physics: 1989. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1989/>. Acesso em 08 de maio de 2016.

Desconhecido. Lista dos ganhadores do prêmio nobel de física. Disponível em: <http://www.exatas.net/premionobel.htm>. Acessado em 08 de maio de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *