Prêmio Nobel em Física – 1978

Prêmio Nobel em Física – 1978

Pyotr Leonidovich Kapitsa, Arno Allan Penzias, Robert Woodrow Wilson; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel em Física de 1978 foi dividido, sendo que uma metade foi atribuída a Pyotr Leonidovich Kapitsa por suas “invenções básicas e descobertas na área da física de baixa temperatura” e a outra metade foi atribuída em conjunto para Arno Allan Penzias e Robert Woodrow Wilson “pela descoberta de radiação cósmica de fundo”.

Pytor Leonidovich Kapitsa nasceu em 9 de julho de 1894, em Kronshtadt, na Rússia. Estudou na Academia de Ciências em Moscou. Em seu trabalho, ele observou que as substâncias quando submetidas a temperaturas muito baixas, suas propriedades alteram. Em 1934, Kapitsa desenvolveu um método para produzir hélio líquido em grandes quantidades e que quando o hélio líquido é submetido às baixas temperaturas, ele flui sem resistência. Esse fenômeno ficou conhecido como superfluidez. Kapitsa morreu em 8 de abril de 1984, em Moscou.

Arno Allan Penzias nasceu em 26 de abril de 1933, em Monique, Alemanha. Robert Woodrow Wilson nasceu em 10 de janeiro de 1936, Houston, EUA. Ambos são físicos estadunidenses. A radiação cósmica cai em direção a Terra, quando Penzias e Wilson, estudaram a radiação cósmica, eles descobriram que as microondas emitidas com um comprimento de onda de 7 centímetros eram mais fortes que o esperado, no começo eles esperavam que esses resultados foram causados por distorções nas medições, mas esse não foi o caso e que esta radiação cósmica de fundo é, provavelmente, remanescente do Big Bang.

Autora do texto: Mariana G. Fabiani.

Revisão: Mariana Gabriela Fabiani.

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1978. Disponível em <https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1978/>. Acesso em: 09 de agosto de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *