Prêmio Nobel em Física – 1988

Prêmio Nobel em Física – 1988

Leon M. Lederman, Melvin Schwartz, Jack Steinberger; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1988 foi concedido aos cientistas Leon M. Lederman, Melvin Schwartz e Jack Steinberger pelo método do feixe de neutrinos e pela demonstração da estrutura dupla dos léptons através da descoberta do neutrino no múon.

Em alguns decaimentos de partículas elementares são gerados os neutrinos, partículas essas que são subatômicas e que interagem com a matéria para gerar elétrons. Leon Lederman, Melvin Schwartz e Jack Steinberger conseguiram criar um feixe de neutrinos usando um acelerador de alta energia e em 1962, eles descobriram que, em alguns casos era produzido um múon, o que provava a existência de um novo tipo de neutrino, o neutrino do múon.

O experimento que deu o prêmio aos cientistas funcionava da seguinte maneira, os prótons eram acelerados em alta velocidade até que atingissem um alvo feito de metal de berílio e, por consequência, mésons pi eram gerados e direcionados, ainda em grandes velocidades, até que se decompunham em múons e neutrinos. Para que houvesse somente um feixe de neutrinos essa radiação deveria passar por uma placa de ferro com espessura de 13,5 metros fazendo com que dessa forma as radiações indesejadas ficassem para “trás” e fossem medidas apenas as radiações esperadas em uma câmara de faísca feita de alumínio contendo 10 toneladas.

O experimento teve alguns problemas relacionados a medição da radiação devido a câmara de faísca. Leon, Melvin, Jack e seus colaboradores resolveram tal problema fazendo com que o detector interpretasse a causa das faíscas. Os resultados comprovaram que apenas múons eram produzidos pelo feixe de neutrinos sem elétrons, ou seja, existe um novo neutrino que forma um par com o múon.

A ideia genial que levou o Prêmio Nobel aos cientistas surgiu a partir de pequenos intervalos para o café dentro dos laboratórios onde procuravam formas de estudar forças fracas a partir de elevadas energias.

Autora do texto: Alaíne Gomes.

Revisão: Matheus Meoquior da Fonseca.

Referências:

Nobelprize.org. The nobel prize in physics 1988. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1988/>. Acesso em: 01 de maio de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *