Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta (1745 – 1827)

Alessandro Volta, nasceu em 18 de fevereiro em 1745 na Itália. Quando criança, mostrava-se uma criança diferenciada, a família até acreditava que tinha transtornos mentais, pois até a morte do seu pai, quando tinha 7 anos ele não falava.

Aos seis anos de idade, a família encaminhou-o para uma escola jesuíta, pois o interesse familiar era que seguisse carreira eclesiástica, mas aos 14 anos o jovem pretendia estudar física e dois anos depois abandonou a escola.

Foi professor deste de 1774, quando atuava na Escola Real, sempre demonstrando interesse pelo estudo da eletricidade, ficou conhecido pela invenção da pilha.

Em 1778, Alessandro foi o primeiro a separar o metano. Dedicando a vida a sua paixão – a eletricidade – desenvolveu diversos avanços na área, como a criação do eletróforo em 1775, que para época fora grande novidade uma vez que se tratava de uma máquina com função de produzir eletricidade estática.

Fez revoluções importantes para ciência, pela observação no trabalho de Galvani, por exemplo, quando concluiu que algo como eletricidade animal não existia (que as rãs não produziam eletricidade, como até então pensava-se).

Em 1779, atuou como professor de Física na Universidade de Pavia, ficando na mesma posição por 25 anos. Casou-se com Teresa Peregrini, em 1794, e com ela teve 3 filhos.

Inventou outros dispositivos que envolvem eletricidade estática e recebeu a medalha de Copley da Sociedade Real, onde foi nomeado membro em 1791.

Por honra e mérito em 1810, Napoleão fez de Alessandro Volta um conde. Em 1881, uma importante unidade elétrica ganhou a denominação de Volt, em homenagem ao cientista Alessandro Volta. Também em sua homenagem, há uma cratera lunar com este nome.

O corpo de Alessandro está enterrado em Como, na Itália. Na mesma cidade (Como) há também um museu dedicado ao trabalho deste físico, e ganha o nome de Templo Voltiano.

Texto por: Gabriele C. Costa

Referências:

DESCONHECIDO. Alessandro Volta. Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Biografias/Alessandro_Volta.php>. Acesso em: 02 out. 2016.

DESCONHECIDO. Alessandro Volta: Físico italiano. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/alessandro_volta/>. Acesso em: 02 out. 2016