Próxima parada: Lua

Próxima parada: Lua

Imagem: O astronauta Edwin E. Aldrin, piloto do Módulo Lunar, posa para uma foto ao lado da bandeira dos EUA que foi colocada na lua. Fonte: images.nasa.gov.


 

 No dia 16 de julho de 1969, aos olhos de bilhões de pessoas, partia da Terra Neil Armstrong, piloto de testes de aviões e seu companheiro de viagem Edwin Aldrin, piloto de jatos da força aérea dos EUA, ambos com 38 anos, com destino a Lua.

 Os tripulantes da nave Apollo 11 chegaram ao seu destino no dia 20 de julho de 1969, tornando-se os primeiros homens a pisar em nosso satélite natural.

 A transmissão foi feita por 850 jornalistas de 55 países, falando 33 línguas diferentes e assim o mundo todo assistiu quando o comandante Armstrong, ergueu o pé esquerdo e marcou o solo da Lua.

 Para comemorar, ele disse a seguinte frase, que ecoou pelo mundo: “Este é um pequeno passo para o homem e um gigantesco salto para a humanidade”.

 Os dois passaram cerca de 2 horas e começaram os preparativos para a volta, foi quando o comandante leu a placa comemorativa que estava em uma das pernas do módulo: “Aqui, homens do planeta Terra pisaram na Lua pela primeira vez. Nós viemos em paz, em nome de toda a humanidade”, e então a dupla fixou a bandeira dos Estados Unidos, e começou a coletar algumas pedras da lua. Realizaram mais algumas tarefas e tempo depois voltaram para a Terra.

 Esse foi um grande acontecido, porém muitas pessoas desconfiam da veracidade dos fatos, alegando que a história não passa de uma farsa.

 Os maiores motivos para a descrença de algumas pessoas seria que as fotos apresentadas possuem sombras com varias direções, além do o fato da bandeira estar balançando, mesmo com a ausência de vento na Lua.

 Porém a NASA alegou que devido à pouca gravidade existente na Lua e ao fato dos astronautas terem acabado de tocar na bandeira, ela teria ficado tremulando sozinha ainda por algum tempo. O site “A Fraude do Século”, traz mais alguns fatos, que segundo eles, não condiz com a história contada pela NASA.

 E então, o homem foi mesmo a lua?

 Até o presente momento só depende de você, caro leitor, em acreditar na história que mais lhe agrade, ou na que melhor lhe convença.

Texto por: Diana Maria Navroski Thomen

Editado por: Felipe Leria Stefenon

 Referências:

[1] DESCONHECIDO. PRIMEIRA VIAGEM À LUA. Disponível em: <http://www.mensagenscomamor.com/primeira-viagem-lua>. Acesso em: 10 maio 2016.

[2] SUPER, Redação. A viagem do homem à Lua, o maior espetáculo. Disponível em: <http://super.abril.com.br/tecnologia/a-viagem-do-homem-a-lua-o-maior-espetaculo>. Acesso em: 10 maio 2016.

[3] BASÍLIO, André. A fraude do homem na Lua. Disponível em: <http://www.afraudedoseculo.com.br/>. Acesso em: 10 maio 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *