Guia prático de como abrir um pote de vidro

Muitos universitários, para que possam concluir a graduação, se mudam de suas cidades, saem das casas dos pais e moram sozinhos ou em republicas. Eis que os problemas da vida adulta começam. E quando sentimos aquela vontade de comer um ovo de codorna, um picles ou uma azeitona, mas não conseguimos abrir o pote sozinhos sentimos vontade de voltar correndo para a casa de nossos pais e que falhamos na missão de ser  adultos. Por isso trago esse guia prático de como abrir um pote de vidro de formas eficientes e falar sobre a ciência por trás desse grande feito.

Então, sem mais delongas, podemos abrir o pote utilizando o conceito de dilatação térmica. Quando um corpo aumenta seu volume, devido ao aumento de sua temperatura, que é decorrente do aumento da agitação de suas moléculas e consequentemente o aumento na distância média entre as mesmas, chamamos esse fenômeno de dilatação térmica. A dilatação ocorre de forma mais significativa nos gases, de forma intermediária nos líquidos e de forma menos explícita nos sólidos, mas o suficiente para abrir um pote de vidro. Como os materiais possuem coeficiente de dilatação térmicas diferentes, alguns dilatam mais e outros menos na mesma temperatura aplicada. Isso ocorre no nosso pote, o vidro e o metal tem coeficientes de dilatação diferente, o metal dilata mais que o vidro, assim a tampa se solta mais facilmente do vidro e elimina o vácuo de seu interior.

Mas como fazer isso? Você pode despejar um pouco de água quente sobre a tampa ou mergulhar a tampa na água por alguns instantes. Quando for tentar abrir, é importante utilizar um pano para aumentar o atrito com a tampa e também para evitar que o calor queime suas mãos. Você pode fazer a mesma experiência utilizando sua visão de raio laser, caso possua uma, ou um secador de cabelo ou um isqueiro para aquecer a tampa, mas tenha cuidado ao lidar com esses objetos. Crianças, não façam isso sem a supervisão de um adulto.

Há outras formas de retirar o vácuo, ou fazer com que o ar externo preencha a parte interna do vidro. Mas porque é tão difícil abrir o pote sem eliminar o vácuo? Podemos fazer um análogo com o experimento dos Hemisfério de Magdeburgo, utilizados em 1654, constituído por duas semiesferas metálicas e ocas que aderem uma à outra pelas bordas. Uma dalas possui lateralmente um tubo onde pode ser ligada uma máquina de vácuo. Depois de ter sido retirado o ar do interior da esfera, fecha-se a torneira que deverá existir na extremidade do tubo, impedindo assim que o ar volte a entrar. Foi aplicado em seguida uma força nos pegadores existentes nas semiesferas, no sentido de separar as duas partes, no entanto, este objetivo mostrou-se muito difícil de atingir, uma vez que, no interior da esfera praticamente não existe nada (vácuo), por isso, a pressão no seu interior é muito baixa. Para separar os hemisfério foi necessário a força de oito cavalos puxando de cada lado. Isso ocorre, pois a pressão atmosférica é maior que a pressão interna dentro do hemisfério, assim a pressão comprime o material e não deixa que ele seja aberto.

Então se eliminamos o vácuo de dentro do pote, podemos abrir ele facilmente. Algumas opções são utilizar faca, uma colher ou uma espátula para remover o vácuo. Para isso, encaixe a ponta do talher entre o vidro e a tampa e force em toda a volta para fazer com que o ar entre no pote. Só tome cuidado para não fazer muita pressão, pois isso pode quebrar o vidro ou o instrumento que você estiver utilizando.

Caso vá consumir todo o alimento de dentro do pote e não queria reaproveitar o mesmo, podemos fazer isso de maneira mais rustica e bruta. É possível abrir o vidro com furos. Com o auxílio de um prego, uma faca ou um abridor de latas, faça pequenos furos em toda a tampa para eliminar o vácuo. Não é necessário fazer muito buraquinhos e logo você perceberá que a tampa poderá ser girada sem esforço.

Podemos também abrir o pote com a força, mas quando você está quase conseguindo abrir sua mão desliza? Que tal aumentar o atrito e a tração com uma luva de borracha ou um pano, assim sua mão não desliza e a força é aplicada diretamente para abrir a tampa. Depois de escolher seu utensílio, o segredo é girar firmemente e manter a pressão na tampa para abrir o pote com mais facilidade.

Caso você não queira sofrer furando a tampa ou aquecendo o pote, você pode recorrer ao bom e velho método de forçar a tampa com confiança ou dividir com seu companheiro de cozinha, se o seu companheiro for alguem que possua super força deixe essa tarefa sempre para ele, mas caso não seja divida com ele um dos truques que você acabou de aprender com esse artigo. Lembre-se de que sempre é possível usar aquela desculpa de que “eu fiz a maior parte da força, você só terminou de abrir” e ficar com o mérito da façanha. Só não se esqueça de oferecer algumas azeitonas como forma de agradecimento.

Texto por: Alaine Gomes

Referências:

8 truques para conseguir abrir potes impossíveis, disponível em <http://www.megacurioso.com.br/faca-voce-mesmo/40176-8-truques-para-conseguir-abrir-potes-impossiveis.htm>, acesso em fev, 2016.

Resnick Robert, Halliday David e Krane Kenneth S.. Física 2, Quinta edição. Editora LTC. Gaspar Alberto. Física Série Brasil, 1ª edição. Editora Ática.

A Experiência dos Hemisférios de Magdeburgo, disponível em < http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com.br/2010/07/experiencia-dos-hemisferios-de.html>, acesso em fev, 2016.