Grace Hopper (1906 – 1992)

Grace Brewster Murray Hopper nasceu em Nova York, EUA, em 1906. Sendo a criadora das primeiras linguagens computacionais “humanas”, que possibilitou a interpretação computacional de comando em inglês no lugar de apenas números e símbolos. Desta forma, essa cientista incrível, ajudou na popularização da programação e abriu diversos caminhos para as linguagens computacionais utilizadas atualmente.

Grace, era a irmã mais velha dentre três irmãos, sendo extremamente curiosa quando criança, esta característica perdurou até o fim de sua vida. Aos 17 entrou para o Tradicional Vassar College, obtendo seu bacharel em matemática e física, no ano de 1928. Terminando em Yale seu mestrado e doutorado na área da matemática em 1930 e 1934 respectivamente.

Durante este período, Grace se interessou por computadores, começando a trabalhar no desenvolvimento das primeiras linguagens, sendo que, ao mesmo tempo, ela trabalhava como professora de matemática no Vassar. Em 1941, a cientista tentou entrar para a Marinha, porém foi rejeitada por conta de seu trabalho como professora (considerado muito importante durante a 2º Guerra), pelo seu escasso conhecimento em Física, e outros fatores, como sua baixa estatura e idade.

No entanto, em 1943 ingressou para o corpo de reservistas, entrando para a equipe de programação do computador Mark I e do Mark II. Foi quando, trabalhando no Mark II, Grace nomeou o bug de computador, já que um problema na máquina estava sendo causado por um besouro (“bug”).

Em 1949, Grace foi contratada pela empresa Eckert-Mauchly Computer Corporation, atuando no desenvolvimento do UNIVAC I, o primeiro computador a ser comercializado em grande escala. Mas o UNIVAC I possuía um processamento complexo de dados, baseado em notação matemática, dificultando o trabalho dos analistas das empresas, que muitas vezes, não possuíam o conhecimento matemático necessário.

Foi então que em 1955, a cientista criou a linguagem FLOW-MATIC, a primeira linguagem de programação a usar palavras como comando. Todavia, esta linguagem foi disponibilizada ao público apenas três anos após a sua criação. Ademais, o FLOW-MATIC  foi utilizado como base para o COBOL (acrônimo de common business-oriented).

Numa entrevista realizada em 1980, Grace comenta: “O que eu estava procurando no início da programação em inglês era trazer outro grupo inteiro de pessoas capazes de usar o computador com facilidade… Continuei pedindo por idiomas mais fáceis de usar. A maioria das coisas que recebemos de acadêmicos, do pessoal da ciência da computação, não é de forma alguma adaptada às pessoas.”

Conhecida como “Amazing Grace” pelos seus colegas de trabalho, e atualmente como “Vovó do COBOL”, a cientista permaneceu na marinha até se aposentar aos 79 anos como contra-almirante. Sendo que em sua carreira militar Hopper, recebeu mais de quarenta diplomas honorários de diversas Universidades.

Grace, nunca deixou de atuar como pesquisadora ao longo de sua vida, recebendo postumamente, em 2016, a Medalha Presidencial de Liberdade, por conta de seu “papel de liderança ao longo da vida no campo da Ciência da Computação”, concedido pelo presidente da época Barack Obama.

Autora: Rafaela Choqueti Camargo de Meira.

Referências:

[1] MARASCIULO, M. Grace Hopper: quem foi a matemática que revolucionou a programação. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/sociedade/historia/noticia/2022/12/grace-hopper-quem-foi-a-matematica-que-revolucionou-a-programacao.ghtml. Acesso em: 31/01/2023.

[2] Blog da Engenharia. Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência: Grace Hopper. Disponível em: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/12/10/mulheres-que-mudaram-a-engenharia-e-a-ciencia-grace-hopper/. Acesso em: 31/01/2023.

[3] Derivando a matemática. Grace Murray: “Amazing Grace”. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/~apmat/grace-murray/.  Acesso em: 31/01/2023.