Carlos Rovelli

Nascido em Verona, no dia 3 de maio de 1956, Carlos Rovelli é um físico e cosmologista italiano. A primazia de seu pensamento em conjunto com a qualidade de sua escrita o conduziu a publicar vastos feitos para a Física [1].

Autor de vários livros, os quais se destacam – “Sete breves lições de física”, “A realidade não é o que parece” e “A ordem do tempo”, o tornaram um dos físicos mais famosos dos últimos tempos [1,2].

Aprofundando suas experiências, a  adolescência de Rovelli foi bem conturbada. Descrita por ele como fase de “ pura rebelião”! Em meio às suas bolhas sociais, pequenas frustrações causaram-lhe o doce amargor da falta de justiça, empregando-lhe a deficiência de convicções sobre as belezas que norteiam o mundo. Em meio as decepções, a ciência veio ao seu encontro [1].

O cientista se graduou em Física pela Universidade de Bolonha, na Itália, sendo a Instituição mais antiga do mundo. E em 1986, fez doutorado em Pádua e pós-doutorado na Universidade de Sapienza, em Roma, no Centro Internacional de Física Teórica, em Trieste, e nos Estados Unidos pela Universidade de Yale [1].

A título de curiosidade, na juventude Rovelli já foi preso por ter recusado a obrigatoriedade dos serviços militares [1]. Em contrapartida, o físico possui originalidade em analisar fatos,  dedicando sua vida em meio aos desafios de unificar uma das teorias mais sofisticadas dos últimos séculos.         Pensamentos e aspirações, tornaram Carlos Rovelli um dos pioneiros sobre a gravidade quântica. Sendo um dos criadores da Teoria da Gravidade Quântica em Loop – (“  Teoria de espaço – tempo que propõe reconciliar as incompatibilidades teóricas da Mecânica Quântica e da Relatividade Geral.”) [2]. Ao trabalhar na tentativa de entender a complexidade do Big Bang, buscando juntar suas forças para descrever o cosmos desde seu início, tornaram-no um dos cientistas mais próximos de Stephen Hawking [2].

Carlos Rovelli também já foi professor na Itália, nos Estados Unidos (EUA) e na França. Em 2007, tornou- se professor da Universidade de Aix-Marseille. Também, nesse mesmo lugar, comandou a equipe de Gravidade Quântica do Luminy Theoretical Physics Centre. Ele é um Professor afiliado do Departamento de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Pittsburgh, nos EUA [1,2].

As incógnitas de Rovelli sobre: que é tempo? Será que ele existe? contribuem para desprendermos ainda mais dos pensamentos rudimentares que infelizmente assolam o ambiente científico. Além disso, o fato dele abordar temas sobre os grandes segredos do cosmos, utilizando linguagens filosóficas, enumerou sua presença nas mídias Internacionais.

A palestra realizada para a TEDx, em 2012, foi o estopim para divulgar seus trabalhos científicos. No entanto, o que  ganhou real destaque foi sua participação na revista britânica New Statesman, numa reportagem assinada por George Eaton. O físico  Carlo Rovelli explica porque “o tempo é uma ilusão”[1,2].

A determinação de Rovelli em tornar a física mais acessível, talvez  o edifica como sendo o físico mais midiático do mundo.

Autor: Cassandra Trentin.

Referencias:

[1] FIOLHAIS, Carlos . CARLO ROVELLI, ANAXIMANDRO E O NASCIMENTO DA CIÊNCIA. in: Natura, Rerum et al. blog a natureza das coisas. Coimbra, 19 ago. 2021. Disponível em: https://dererummundi.blogspot.com/2021/08/carlo-rovelli-anaximandro-e-o.html. Acesso em: 03 jan. 2023.

[2] ‘O tempo não existe’: a visão de Carlo Rovelli, considerado ‘novo Stephen Hawking’. BBC Brasil.com, 21 Jul. 2003. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/geral-57216160>. Acesso em: 03 jan. 2023.