É realmente importante o uso do álcool em gel?

É realmente importante o uso do álcool em gel?


   O hábito de lavar as mãos pode evitar diversas infecções como diarreia, viroses respiratórias, gripe e, até mesmo, H1N1. Lavar as mãos com água e sabão é uma prática de extrema importância e uma grande aliada contra a pandemia da Covid-19, mas nem sempre temos acesso a esses itens com facilidade. É nesse momento que entra o álcool em gel, seu uso é indicado caso não seja possível realizar a higienização com água e sabão [1-3]. 

   Ninguém sabe ao certo quem originou o álcool em gel, mas alguns meios de comunicação citam que a grande criadora foi a enfermeira Lupe Hernandez, no ano de 1966, em Bakersville, na Califórnia. Na época, Lupe ainda estava cursando a graduação e o que a levou a criar o álcool em gel foi sua indignação com a falta de água e sabão para a higienização antisséptica nos hospitais durante o contato com os pacientes. Dessa maneira, surgiu a brilhante ideia de criar uma versão em gel do álcool, cujo seria mais prático e eficaz matando microrganismos e evaporando, sem a necessidade de utilizar água [5,4]. 

   Você já ouviu falar que deve ser utilizado o álcool 70% e que o 96% ou o 46% não funcionam? Apesar desses teores serem facilmente encontrados em mercados e conveniências, é recomendado usar o 70%, pois propicia, com eficácia, a desnaturação de proteína e de estruturas lipídicas da membrana celular dos vírus. Assim, porcentagens maiores não constam a quantidade correta de água para acontecer a desidratação do microrganismo, que é em torno dos 30%, além de possuírem uma rápida evaporação devido ao alto teor de álcool, isso implica na diminuição do tempo de ação na superfície em que foi aplicado [1-3]. 

   Caso utilizado, o álcool em gel em concentrações inferiores a 70% não é obtida a eficácia contra fungos ou bactérias, pois o produto não possui quantidade suficiente de álcool para desinfecção. Mesmo não substituindo a boa e velha higienização com água e sabão, o álcool em gel é uma alternativa prática, de fácil acesso e eficaz em nosso dia a dia [1-3]. 

Autora: Lorraine Fiuza.

Referências

[1] SILVEIRA, Camila et al. Livreto de Passatempo Mulheres Cientistas: Coronavíruas. Projeto de Extensão Meninas e Mulheres nas Ciências- UFPR, [s. l.], 2020. 

[2] ENTENDA a importância do hábito de usar álcool gel. Hi Clean, [s. l.], 15 out. 2020. 

[3] ÁLCOOL gel: hábito simples que pode evitar problemas de saúde. Hospital viValle, [s. l.], 2020. 

[4] QUEM inventou o álcool gel? Foi mesmo Lupe Hérnandez?. Asseptgel, [s. l.], 2022. 

[5] LUPE Hernandez: conheça a mulher que inventou o álcool em gel. Marie Claire, [s. l.], 2022. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *