Anton Zeilinger

Anton Zeilinger é um físico que nasceu em 20 de maio de 1945 na cidade de Ried im Innkreis, na Áustria, e foi laureado com o prêmio Nobel em Física de 2022 junto de Alain Aspect e John F. Clauser [1].

Zeilinger estudou Física na Universidade de Viena, entre os anos 1963 a 1971, desde a graduação até o doutorado. Nos anos 1970, ele trabalhou como assistente de pesquisa no Atominstitut Vienna e como pesquisador associado no Laboratório de Difração de Nêutrons do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) até se tornar professor assistente no Atominstitut Vienna em 1979 [1].

Nesse mesmo ano, concluiu o processo de habilitação na Universidade Técnica de Viena [1], o qual é uma qualificação formal para se tornar professor universitário em alguns países da Europa [2].  Em 1981, retornou ao MIT e atuou no corpo docente de física como professor associado visitante até 1983. A partir de 1983 e durante a década de 1990, aceitou cátedras na Universidade Técnica de Viena, na Universidade Técnica de Munique, na Universidade de Innsbruck e na Universidade de Viena [1].

Anton Zeilinger recebeu o Nobel  de Física no ano de 2022 devido seu trabalho, entre 1997 e 1998, no qual ele e seus colaboradores usaram fótons emaranhados para realizar o experimento do teleporte quântico. Em um par de partículas emaranhadas, as medidas de propriedades de uma partícula estão diretamente relacionadas com as da outra. No teleporte quântico isso é usado para transferir o estado quântico de uma partícula para outra separada a distância. Esse trabalho contribuiu para confirmar a violação da desigualdade de Bell [1,3].

O trabalho de Zeilinger, em 1998, serviu como base para o início de pesquisas em criptografia quântica, em que o emaranhamento é usado para criar um canal de comunicação seguro entre dois locais. Em 2006, Zeilinger e seus colaboradores realizaram esse feito com o teleporte quântico de estados de polarização de fótons entre as ilhas de La Palma e Tenerife, separadas por 144 km [1].

Anton Zeilinger foi diretor científico do Instituto de Óptica Quântica e Informação Quântica de Viena entre 2004 e 2013, e em 2013 tornou-se professor emérito na Universidade de Viena. Entre os anos de 2013 a 2022, foi presidente da Academia Austríaca de Ciências [1].

Autor: Cristhian Gean Batista Guimarães.

Referências

[1] RAFFERTY, J. P.; GREGERSEN, Erik. Anton Zeilinger. Encyclopedia Britannica, 16 maio 2023. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Anton-Zeilinger. Acesso em: 29 abr. 2024.

[2] Habilitation and equivalent qualification. Friedrich Schiller University. Disponível em: https://www.uni-jena.de/en/academic-career/postdoctoral-phase/career-paths-in-the-postdoc-phase/advanced-postdoc-years/habilitation-and-equivalent-qualification. Acesso em: 29 abr. 2024.

[3] Press release: The Nobel Prize in Physics 2022. The Nobel Prize,  2022. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/physics/2022/press-release/. Acesso em: 29 abr. 2024.