Prêmio Nobel de Física 2023: Dinâmica de elétrons na matéria

Prêmio Nobel de Física 2023: Dinâmica de elétrons na matéria

   No dia 04 de outubro de 2023, a Academia Real das Ciências da Suécia concedeu o Prêmio Nobel de Física aos cientistas Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier que desenvolveram um método para observar a dinâmica eletrônica na matéria. 

   Anne L’huillier, a quinta mulher a ser laureada com o Nobel de Física, analisou a interação de pulsos luminosos com gases nobres. Descobriu-se que, quando ionizados, os pulsos são sobrepostos e formam um novo pulso luminoso mais curto que o anterior, chamado de “overtone”. Se combinados na forma ideal, a duração dos overtones não é maior que algumas centenas de attosegundos, que é equivalente a quintilionésimos de um segundo (1018 s).

   Ferenc Krausz e Pierre Agostini, a partir da abordagem teórica desenvolvida por L’huillier, conduziram uma série de experimentos independentes que analisaram as características desses pulsos.  Enquanto Krauz produziu pulsos de 250 attosegundo, Pierre isolou um único pulso de 650 attosegundos.

   Essa técnica permite analisar e observar a dinâmica dos elétrons ligados aos átomos, como na transição eletrônica, uma vez que, a duração desses fenômenos ocorre em attosegundos. A academia Real Academia Sueca de Ciências publicou sobre as consequências dessa descoberta em seu X, antigo Twitter.

   “Eles deram à humanidade novas ferramentas para explorar o mundo dos elétrons dentro dos átomos e moléculas”

Autor: Gabriel Vinicius Mufatto.

Referências:

[1] Nobel de Física vai para trio que usa luz para estudar a dinâmica de elétrons nos átomos. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/nobel-de-fisica-vai-para-trio-que-usa-luz-para-estudar-a-dinamica-de-eletrons-nos-atomos/. Acessado em: 04 de out. 2023. 

[2] Nobel de Física de 2023 vai para pesquisadores que iluminaram o movimento dos elétrons. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2023/10/03/nobel-de-fisica-de-2023-vai-para-pesquisadores-que-iluminaram-o-movimento-dos-eletrons/. Acessado em: 04 de out. 2023. 

[3] Nobel de Física 2023 vai para três cientistas com estudos que exploram o mundo dos elétrons. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/10/03/nobel-de-fisica-2023-vai-para-pierre-agostini-ferenc-krausz-and-anne-lhuillier.ghtml. Acessado em:04 de out.2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *