Paradoxo de Táquions

Paradoxo de Táquions

   Em 2011, em laboratórios na Suíça e na Itália, cientistas estavam trabalhando em um experimento chamado OPERA (Oscillation Project with Emulsion-tRacking Apparatus), que estudava o fenômeno da oscilação dos neutrinos. Esse experimento chamou muito a atenção na época, pois nele foram detectados neutrinos que se movimentavam mais rápido do que a velocidade da luz.

   Mais tarde, foi observado que esse resultado só foi possível graças a um cabo frouxo de um relógio digital em um laboratório italiano. O experimento foi refeito e obteve-se a comprovação, os neutrinos estavam abaixo da velocidade da luz. Entretanto, isso fez com que a Teoria da Relatividade estabelecida a mais de 100 anos, voltasse a ser questionada.

   Segundo a Relatividade, nenhuma partícula com massa pode acelerar até atingir a velocidade da luz, já que seria necessário obter energia infinita para realizar tal feito. Todavia, ela não impede que partículas sejam criadas com uma velocidade superior à da luz, surgindo assim a hipótese dos táquions.

   Outra característica importante, é a “direção de movimento” no tempo. As partículas que já conhecemos, que se movimentam para o futuro, são denominadas progressivas. Os táquions, pelo contrário seriam retrógrados e se movimentam para o passado.

   Isso acaba criando um paradoxo conhecido como “Antitelefone Taquiônico”, criado por Richard Chace Tolman, em 1917. Esse consiste em enviar informações através dos táquions, o que tornaria possível mandar mensagens para o passado.

   Imagine a seguinte situação: uma mensagem lhe é enviada com uma pergunta, usando o seu antitelefone taquiônico para responder, a pessoa receba a resposta antes de fazer a pergunta. Sabendo da resposta, ela não envia a pergunta e você não tem como respondê-la, quem respondeu à pergunta?

   Dessa forma, o princípio da causalidade é comprometido, onde um efeito não pode preceder a sua causa. Similar ao paradoxo do avô, onde você viaja para o passado e mata o seu avô. Logo você não teria nascido, viajado no tempo e matado o seu avô, quem matou o seu avô?

   Embora ainda não haja nenhuma evidência que comprove a existência de táquions, caso sejam descobertos seriam revolucionários. Teriam o papel importante sobre fornecer informações de buracos negros, ou mesmo, poderiam participar como intermediários das interações entre partículas fundamentais. Poderiam até auxiliar na comprovação de outras teorias, como os monopolos magnéticos.

Autor: Gian Carlos Bedreski do Prado.

Referências:

[1] Ricardo S. Vieira. Uma introdução à teoria dos táquions. Revista Brasileira de Ensino de Física.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/6GWvwNbJsDWz9T8wcktN7PF/# . Acesso em: 28 de julho de 2023.

[2] Mario Novello. Táquions. Cosmo & Contexto. 14 de janeiro de 2012.

Disponível em: https://cosmosecontexto.org.br/taquions/ . Acesso em: 28 de julho de 2023.

[3] Há algo mais rápido do que a luz?. BBC News Brasil. 26 de maio de 2018.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-44020392 . Acesso em: 28 de julho de 2023.

[4] Carlos Serrano. O modelo matemático que diz ser possível voltar ao passado. 22 de novembro de 2020.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-54979844 . Acesso em: 28 de julho de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *