Joseph von Fraunhofer (1787 – 1826)

Joseph von Fraunhofer (1787 – 1826)

   Joseph von Fraunhofer foi um óptico alemão que nasceu em 6 de março de 1787 na cidade de Straubing, na Baviera. Seu pai, Franz Xavier Fraunhofer, foi um grande vidreiro, e a família de sua mãe, Maria Anna Fröhlich, também tinha um excelente histórico na fabricação de vidros desde o século XVI [1].

   Joseph ficou órfão aos 11 anos, em 1798, e no ano seguinte mudou-se para Munique, onde ficou sob os cuidados de Philipp Weichselberger, que também era vidreiro. Fraunhofer começou a trabalhar como aprendiz de Weichselberger na fabricação de vidros, mas como seu mestre era muito autoritário, não tinha permissão para ler ou frequentar a escola [1,2]. Além disso, suas funções, como mexer um caldeirão de produtos tóxicos e cuidar das tarefas domésticas de Weichselberger, não eram muito agradáveis [3].

   Porém, tudo mudou na noite de 21 de julho de 1801, quando a casa de Weichselberger desmoronou (felizmente, não houve fatalidades). Na ocasião, o príncipe Maximilian IV da Baviera esteve presente na cena do desastre e ficou comovido com a situação do jovem Fraunhofer, ordenando que seu conselheiro, Joseph von Utzschneider, cuidasse pessoalmente de seu bem-estar [1].

   Depois disso, Fraunhofer pode estudar e aperfeiçoar-se na fabricação de vidros, mas ainda na condição de aprendiz de Weichselberger, que se mostrou novamente autoritário quando não permitiu que Fraunhofer usasse uma lâmpada de leitura à noite para estudar teoria óptica [1].

   Diante dessa situação, aos 19 anos de idade, Fraunhofer foi indicado por Utzschneider a uma posição no Instituto de Óptica, iniciando assim a sua carreira como óptico. Nos anos posteriores, Fraunhofer aprimorou as técnicas para construção de vidros e lentes e se tornou um dos melhores construtores de instrumentos ópticos de alta qualidade, como telescópios, microscópios e lentes de aumento [1,3].

    Durante décadas os telescópios feitos por Fraunhofer foram insuperáveis, tanto que foi por meio de um deles que Johann Gottfried Galle descobriu o planeta Urano em 1846 [3].

   Fraunhofer estudou também a difração da luz em prismas e em grades de difração, e foi nisso que ele fez uma de suas maiores descobertas, em 1814. Quando a luz é difratada, ela é separada em todas as suas componentes do espectro eletromagnético, que é contínuo. Fraunhofer estava testando prismas de diferentes materiais para ver qual deles produzia o melhor espectro. Quando ele observou o espectro do Sol por um telescópio, ele notou que havia algumas linhas escuras que não sabia explicar a origem [2,3].

   No total, ele identificou mais de 500 dessas linhas, que foram chamadas de linhas de Fraunhofer. O instrumento utilizado por ele é conhecido hoje como espectroscópio [2].

   Atualmente, o estudo dos espectros eletromagnéticos e das linhas espectrais são de extrema importância na astronomia, pois são assinaturas específicas de cada elemento e permitem identificar várias propriedades de objetos celestes. Com isso, a Fraunhofer é creditado o título de pai da espectroscopia moderna [1].

   Fraunhofer morreu precocemente aos 39 anos, em 1826, devido à tuberculose, deixando um legado de pioneirismo na área da pesquisa em óptica [2].

          Autor: Cristhian Gean Batista Guimarães.

Referências

[1] JACKSON, M. W. Spectrum of Belief: Joseph von Fraunhofer and the Craft of Precision Optics. Massachusetts: The MIT Press, 2000.

[2] WINTERSTEIN, M. L. Joseph Von Fraunhofer Scientist And Entrepreneur. Fraunhofer-Gesellschaft, 2014. Disponível em: <https://www.fraunhofer.de/content/dam/zv/en/about-fraunhofer/chronicle/JosephvonFraunhofer/Joseph-von-Fraunhofer_Scientist-and-Entrepreneur.pdf>. Acesso em: 11 de agosto de 2023.

[3] HIDING IN THE LIGHT (temporada 1, ep. 5). Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo [Seriado]. Direção: Brannon Braga, Ann Druyan e Bill Pope. Estados Unidos: 21st Century Fox, 2014. 1 DVD (44 min.).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *