Agnodice: médica ginecologista (IV a. C.)

Agnodice: médica ginecologista (IV a. C.)


   Agnodice foi uma mulher ateniense que nasceu no século IV a. C. Os primeiros relatos sobre sua vida foram feitos pelo escritor Caio Júlio Higino (64 a.C. – 17 d.C.). Os relatos dele, contam a história de uma mulher que tinha o desejo de aprender medicina, mas era impedida pela lei da época, onde mulheres e escravos eram proibidos de receber ensinamentos de médicos [1,2,3,4] 

   Com isso, ela foi para Alexandria estudar na segunda maior escola médica da antiguidade. Para ser aceita ela cortou seu cabelo curto e passou a se vestir como homem, assim, podendo assistir às aulas[1,2,3,4]. 

   A sua motivação era de que as mulheres, na maioria das vezes, ficavam constrangidas com médicos homens para realizar seus partos e, em consequência, tinham seus filhos sozinhas e morriam por essa resistência [1,2,3,4].

   Voltando para Atenas, ela continuou seu disfarce como homem e começou a exercer sua profissão. Quando as mulheres estavam em trabalho de parto, ela se dispunha a ajudar, mas as mulheres recusavam a sua ajuda por achar que ela era um homem, então ela se despia e mostrava que era uma mulher. Assim conquistou várias pacientes [1,2,3,4]. 

   Devido ao seu grande sucesso, os médicos da época acusaram-na de seduzir e corromper as pacientes. Ela teria que ser julgada no Areópago (tribunal da época). No dia, ela defendeu-se da acusação e despiu-se na frente de todos, para mostrar que ela era, de fato, mulher [1,2,3,4]. 

   Diante disso, várias pacientes defenderam-na e, com isso, o juiz modificou a lei para que daquela data para frente mulheres nascidas livres poderiam exercer a medicina [1,2,3,4].

Autora: Ana Flavia Gomes.

Referências:

[1] Filho, Lauro Arruda Câmara. Agnodice – A primeira médica do mundo. Disponível em:  <https://hospitaldocoracao.com.br/novo/midias-e-artigos/artigos-nomes-da-medicina/quem -foi-agnodice/ >. Acesso em: 08/10/2021. 

[2] Viana, Renata Calheiros. Agnódice: A Primeira Médica Relatada na História. Disponível em:  <http://medicineisart.blogspot.com/2011/02/agnodice-primeira-medica-relatada-na.html>. Acesso em: 08/10/2021. 

[3] Oliveira, Mikaela Brasil. 4 mulheres incríveis do mundo antigo que você precisa conhecer. Disponível em:  <https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/116560-4-mulheres-incriveis-do-mundo-an tigo-que-voce-precisa-conhecer.htm>. Acesso em: 08/10/2021. 

[4] Jesse, Margaret Jay. Medical Women in Nineteenth-Century American Literature. Disponível em: <https://muse-jhu-edu.ez132.periodicos.capes.gov.br/article/710728>. Acesso em: 08/10/2021. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *