Resenha: Contato

Resenha: Contato


 

Autor: Carl Sagan.       Tradução: Donaldson M. Garschagen.

Ano de publicação: 1997.

Gênero: Romance, Ficção Científica.

   Escrito pelo renomado astrônomo e divulgador científico Carl Sagan, “Contato” é uma obra sobre o primeiro encontro entre seres humanos e outra forma de vida inteligente no Universo.

   A protagonista é Eleanor Arroway, mais conhecida como Ellie, que desde criança é intrigada sobre a questão de se estamos sozinhos no universo. Em uma área com minoria de profissionais mulheres, Ellie se torna radioastrônoma e diretora do VLA (Very Large Array) no Novo México, um dos maiores radiotelescópios do mundo. Assim, começa a sua busca pelos “homenzinhos verdes” como ela mesma brinca, no então chamado projeto Argus. A ideia era identificar possíveis sinais de rádio transmitidos por eles.

   Mas para chegar onde chegou, Ellie enfrentou muitas dificuldades e preconceitos, a começar por David Drumlin, seu antigo orientador que sempre tentava descredibilizar seu projeto. Sua pesquisa só continuou porque foi financiada por um misterioso milionário chamado Hadden (que posteriormente tem um papel importante na história), já que perdeu sua verba, pois o que fazia era considerado uma perda de tempo.

   Após longos anos, com quase todo o céu do hemisfério norte observado e sem ainda conseguir algum resultado, o que Ellie sempre esperava e havia dedicado sua vida finalmente acontece. Um sinal de rádio com um comportamento anômalo começa a ser captado da direção da estrela Vega,  a 26 anos-luz de distância. O sinal era em forma de pulsos que se repetiam com o padrão de números primos, algo que não podia ser natural, e pela sua natureza só podia ser uma mensagem.

   Então o que ficou conhecido como “A Mensagem” toma conta de todos os assuntos, deixando a sociedade eufórica. Alguns acreditavam que estava sendo enviada a enciclopédia galáctica, outros achavam que era a volta de Jesus, ou a vinda do diabo. Inúmeras teorias conspiratórias começaram a surgir, ainda mais quando o primeiro resultado da decodificação da mensagem foi o pronunciamento de Hitler na abertura das olimpíadas de 1936, que foi o primeiro evento com ampla transmissão para a TV.

   Seja quem for que enviou a mensagem, não tinha nenhum interesse político, o vídeo com Hitler foi uma coincidência infeliz, já que foi o primeiro sinal da Terra interceptado por eles. E também não tinha nenhuma nação, povo ou religião como destinatário. A mensagem foi enviada para toda a Terra, que teria de unir forças para captá-la (afinal a Terra gira, e uma nação sozinha não conseguiria captá-la por completo).

   Após o árduo trabalho de decodificar a mensagem, descobriu-se que ela era um manual para a construção de uma máquina muito complexa, algo parecido com uma nave e que parecia levar 5 passageiros. Será que ela os levará até esses seres, ou é uma máquina do juízo final disfarçada, que aniquilará a Terra? Não vou falar muito para não estragar a história, que envolve um intenso embate entre cientistas que não entendiam muito de política, políticos que não entendiam nada de ciência e religiosos que, com ou sem razão, defendiam seus pontos de vista sobre a situação.

   Ao longo da história, Ellie frequentemente falha em ter contado com sua própria família ou em manter relacionamentos em razão do trabalho. A premissa da obra é o contato com seres desconhecidos, mas no fundo é apresentado em várias partes do livro a importância do contato entre nós mesmos, humanos, como fala o seguinte trecho:

“Toda sua carreira tentara fazer contato com os mais remotos e exóticos dos estranhos, enquanto em sua própria vida não fizera contato com praticamente ninguém”.

   Sagan termina o livro com uma de suas frases que ficou muito conhecida:

“Durante toda sua vida, estudara o universo, mas desprezara sua mais clara mensagem: para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor.”

Autor da resenha: Cristhian Gean Batista Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *