Georg Simon Ohm (1789 – 1854)

Nascido em 16 de março de 1789 na cidade de Erlangen, Bavaria, atual Alemanha, Georg Simon Ohm foi fortemente influenciado por seu pai, Johann Wolfgang, um chaveiro humilde com grande interesse pela ciência da época. Johann foi responsável por ensinar seus filhos sobre ciência e Matemática em casa e tais ensinamentos foram suficientes para Georg destacar-se como aluno brilhante no ensino secundário [1,2].

Aos quinze anos, Ohm ingressou na Universidade de Erlangen, mas abandonou os estudos após três semestres para dar mais atenção à dança, patins no gelo e jogos. Sendo assim, mudou-se para a Suíça em 1806, onde lecionou Matemática em uma escola de Gottstadt e deu aulas particulares na cidade de Neutchâel em 1809. Nesse tempo, dedicou-se a continuar seus estudos pessoais em Matemática [1,2].

Com os aprendizados e dificuldades da vida, Georg retomou seu estudo na Universidade de Erlangen em 1811. Com foco e dedicação aos estudos desta vez, obteve seu doutorado nesse mesmo ano [2].

Nos anos seguintes, Ohm dedicou-se a lecionar em escolas alemãs e suíças. Em 1817 aceitou um cargo na  Dreikönigsgymnasium em Colônia, Alemanha, onde teve a oportunidade de trabalhar com a física experimental, especificamente com a condutividade dos metais e comportamento de circuitos elétricos. Sua paixão por esse assunto o levou a uma extensa pesquisa, até a publicação de seu livro The Galvanic Circuit Investigated Mathematically, em 1827. No livro em questão, está formulada sua famosa lei que relaciona tensão, corrente e resistência em um circuito elétrico. Seus esforços só foram reconhecidos pela academia em 1841, quando a Royal Society de Londres o honrou com a Medalha Copley, a medalha de maior prestígio concedida pela Sociedade Real [1,2].

Georg Ohm tornou-se membro estrangeiro da Royal Society em 1842, membro titular da Academia da Baviera de Ciências e Humanidades em 1845 e em 1852 foi nomeado para a cadeira de Física na Universidade de Munique, onde trabalhou até sua morte. Ohm faleceu no dia 6 de julho de 1854, aos 65 anos de idade.

Autor: Luciano Cardoso Dias

REFERÊNCIAS:

Famous scientists. Georg Ohm. Disponível em: <https://www.famousscientists.org/georg-ohm/> Acesso em 13 de janeiro de 2021;

Electronic notes. Georg Simon Ohm: a Biography. Disponível em: <https://www.electronics-notes.com/articles/history/pioneers/georg-simon-ohm-biography.php> Acesso em 13 de janeiro de 2021;