Sobrevivendo com a Física

Sobrevivendo com a Física


   O que você faria se fosse abandonado no meio de uma floresta? Se pudesse escolher algo para levar consigo, o que escolheria? Hoje em dia é comum ligarmos a TV e nos depararmos com inúmeros programas relacionados à sobrevivência, nos quais participantes buscam testar suas habilidades em diferentes situações. Mas você sabia que a Física está presente nessa sobrevivência? 

   Quando se está em uma situação de perigo, a primeira coisa que se deve pensar é em uma arma para sua defesa, se possuir uma faca tudo bem, mas saiba que ela deve estar afiada. Mas por que precisamos de um objeto afiado? Relembrando um pouco da Física básica, sabemos que a pressão é a força exercida sob uma área, sendo assim, ao afiar a faca, estamos reduzindo a área que a força será concentrada, aumentando ainda mais a pressão. Com isso, fica muito mais fácil cortar um objeto. Agora, você está pronto para se defender e até mesmo forjar uma lança de caça, a qual utiliza-se dos mesmos princípios explicados anteriormente.

   Para cozinhar precisaremos de uma fogueira, certo? É comum nestas situações utilizar pedras, madeira, bambu e até mesmo ferro para isso. Você ainda deve garantir algumas condições para que se consiga produzir fogo. Primeiramente o local não pode estar úmido, assim como as pedras, madeiras e galhos, já que a umidade pode dificultar ainda mais o processo. A técnica de produção de fogo por fricção, consiste no atrito entre os materiais, resultando na geração de energia térmica, o que dá início à combustão. A brasa formada é então depositada junto aos materiais secos, responsáveis por alimentar o fogo [1]. 

   Manter-se aquecido e protegido ainda não é suficiente, pois você deve se manter alimentado. Mesmo que nosso corpo consiga sobreviver pouco mais de um mês sem alimentação, é bom repor as energias que você já gastou preparando suas ferramentas e a sua fonte de calor [2,3].

   Percebeu como a Física está presente em vários lugares e nem nos damos conta? Agora, quando você assistir esses programas, jogar, ou até mesmo passar por situações relacionadas à sobrevivência, vai entender por que está fazendo o que está fazendo. Não se esqueça de curtir a publicação para valorizar nossa produção. Muito obrigado!

Texto por: Luciano Cardoso Dias

Referências: 

[1] Kronenberg, A. TÉCNICAS PRIMITIVAS DE FAZER FOGO. Disponível em: <https://www.nafronteira.com/single-post/2017/06/09/TÉCNICAS-PRIMITIVAS-DE-COMO-FAZER-FOGO> Acesso em 21 de julho de 2020;

[2] Terra Educação. Por quanto tempo podemos sobreviver sem comer? Veja casos. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/por-quanto-tempo-podemos-sobreviver-sem-comer-veja-casos,c718aaccde6da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html> Acesso em 22 de julho de 2020;

[3] Escobar, A. Quanto tempo podemos ficar sem água e sem comida?. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/blog/ana-escobar/post/2018/07/09/quanto-tempo-podemos-ficar-sem-agua-e-sem-comida.ghtml> Acesso em 22 de julho de 2020; 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *