Resenha: Mulheres na Física: Casos históricos, panorama e perspectivas.

Resenha: Mulheres na Física: Casos históricos, panorama e perspectivas.


Principais autoras: Elisa Maria Baggio Saitovitch, Renata Zukanovich Funchal, Márcia Barbosa.

Ano de publicação: 2015.

Gênero: Divulgação Científica e Ciências Exatas.

   Com o intuito de desenvolver debates sobre a desigualdade de gênero no âmbito científico e o fazer ciência, este livro começa contando a história das mulheres na história universal da Física. O livro destaca as dificuldades enfrentadas pelas mesmas por conta de seu gênero e dos estereótipos criados pela sociedade que perduram até os dias atuais. No entanto, suas conquistas se sobrepõem em meio ao preconceito, como foi o caso da primeira cientista abordada pelo livro, Marie Curie, a primeira mulher a ter dois prêmios (Nobel) em áreas distintas, sendo um na Física e outro na Química. 

Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre as ideias.”  — Marie Curie.

   O livro também traz destaque a físicas brasileiras notáveis, dentre elas Neusa Amato, pioneira no estudo de Física de Partículas no Brasil; Sonja Ashauer, primeira brasileira que se doutorou em Física; Yvonne Mascarenhas, a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos; entre outras várias figuras citadas no livro que foram pioneiras na Física brasileira. 

   O livro Mulheres na Física quebra estereótipos impostos sobre as mulheres, principalmente aqueles que duvidam de sua capacidade intelectual, mostrando que a desigualdade de gênero presente na atualidade traz uma herança histórica cheia de injustiças. E sendo um livro de divulgação científica, este trabalha com dados quantitativos, mostrando como o número de mulheres no âmbito acadêmico e científico de maneira geral é descomunalmente pequeno em relação ao número de homens.

   A obra também mostra que fazer ciência não é impossível como muitos pensam. O livro trás diversos conceitos científicos e os explica de maneira simples com uma linguagem fluida e de fácil entendimento, sendo assim recomendado para todos e não somente para a comunidade científica. Ademais, o livro traz diversos detalhes sobre a vida dessas cientistas, o que torna impossível não se envolver com as histórias de superação abordadas, que podem servir de inspiração para muitas jovens que sonham em seguir uma carreira tanto na pesquisa quanto na educação.

Autora da resenha: Rafaela Choqueti De Camargo Meira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *