Resenha: 21 lições para o século 21

Resenha: 21 lições para o século 21


Autor: Yuval Noah Harari.

Ano de publicação: 2018.

Gênero:  Civilização Moderna/História Moderna.

   No livro 21 lições para o século 21, o autor procura responder diversas questões atuais. Trazendo um rigor científico para assuntos como inteligência artificial, guerras nucleares, Fake News, entre outros diversos assuntos, que vão se vinculando aos poucos na narrativa. A principal ideia de Yuval Noah Harari ao escrever o livro, como ele mesmo fala, é trazer uma nova visão para assuntos do nosso presente. Entretanto, a visão que ele mostra, é um ponto de vista muito limitado para esses sensíveis assuntos que são abordados. 

   A forma como o livro vincula cada um dos temas, conseguindo falar de inteligência artificial e deus em um mesmo livro, é fascinante. Outro ponto positivo é que o livro traz referências de todos os argumentos utilizados. Entretanto, ao abordar um assunto em especifico, o autor acaba focando de uma forma massiva em torno de um mesmo argumento, demostrando uma neutralidade científica duvidosa.

   Durante a leitura de 21 lições para o século 21, é importante lembrar que o que está escrito no livro, foi escrito para trazer uma reflexão desses assuntos, e que deve ser questionado de forma lógica, não apenas aceito e absorvido sem uma pesquisa a fundo sobre os assuntos e demais visões.

   Apesar das críticas a respeito deste livro, finalizo ressaltando que ele se torna um ótimo livro para pessoas que querem um novo ponto de vista e que gostariam de ver de forma mais profunda e pessoal os assuntos já abordados em Homo Deus e Sapiens (livros de autoria de Yuval Noah Harari). E por mais que a escrita do livro possa ser difícil de início, esse livro trará bastante conhecimento a quem lê-lo.

Autora da resenha: Mariana Carachinski.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *