Márcia Cristina Bernardes Barbosa (1960~)

Márcia Cristina Bernardes Barbosa, nascida em 14 de janeiro de 1960, é professora e pesquisadora brasileira na área da Física.

Em relatos sobre sua vida antes de iniciar os estudos, desde cedo demonstrou afeição pela explicação de determinados fenômenos físicos. Nas próprias palavras: “Eu me lembro de quando eu era criança, eu via meu pai, que era eletricista, consertando a corrente elétrica de casa, colocando um disjuntor…; e eu ficava do lado dele, maravilhada com aquilo, e ele me explicava como é que funcionava a eletricidade. Então todas aquelas coisas que pareciam, para os outros, mágicas, eu passava a compreender como funcionava. Eu sabia que essa era a vida que eu queria ter, compreender como funciona o mundo que me rodeia”.

Estudou no Colégio Estadual Marechal Rondon, em Canoas, RS, onde a convite do professor e diretor do colégio, Eberhardt Frank, que pedira ajuda para criar um laboratório de ciências, teve suas primeiras experiências com a futura carreira de cientista. Márcia estudava à tarde e durante um ano trabalhou à noite na montagem do laboratório, com os professores de Química e de Física. Relatou que a convivência foi muito rica. O professor de Física, Milton Zaro, trazia problemas para ela resolver, desde a elaboração de um forno elétrico até um dispositivo de efeito fotoelétrico.

Com estas experiências, descobriu que a Física era um campo de experimentação, aventura e descoberta. Foi aí que resolveu que queria fazer Física e ser cientista. Diz Márcia que não se via seguindo profissões tradicionais, como Medicina ou Engenharia, como seus pais queriam, sendo que no começo foi difícil, mas com o tempo eles aceitaram sua decisão.

Márcia Barbosa adentrou o curso de Física no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1978, sendo que, dos 80 alunos que entraram junto, apenas oito eram meninas. Na formatura em 1981, ela era a única mulher, pois suas colegas desistiram ao longo do curso. Concluiu o mestrado em 1984 e doutorado em 1988, ambos sobre o estudo das anomalias da água, também pela UFRGS.

Em 1999, a Assembleia Geral da União Internacional de Física Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Physics – IUPAP), a qual Márcia e outra cientista faziam parte de um restante do grupo de 98 homens, constituiu o Grupo de Trabalho de Mulheres na Física, sendo como um dos representantes a própria cientista. Este grupo trabalhou com o intuito de obter dados sobre a participação das mulheres na Física nos diversos níveis da carreira no mundo, identificar as barreiras que representam um empecilho para as mulheres na Física e definir ações para reverter o problema.

Márcia tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Pelo estudo das anomalias da água, no qual propôs uma explicação baseada em potenciais efetivos de duas escalas, ganhou o prêmio Loreal – Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013.

Em paralelo, atua em questões de desigualdade de gênero na ciência, principalmente na Física, pelo que ganhou a Medalha Nicholson da American Physical Society. Por sua atuação pela pós-graduação, ganhou o Prêmio Anisio Teixeira da CAPES em 2016, e, por seu trabalho em prol da ciência, recebeu em 2018, da presidência da república, a Medalha do Mérito Científico como comendadora.

Atualmente, Márcia Cristina Bernardes Barbosa é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Texto por: Bruno Belin Dal Santos.

Referências:

[1]. Currículo Lattes. Márcia Cristina Bernardes Barbosa. Disponível em:<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781480T6>. Data de acesso: 30/09/2019.

[2].    Revista Pesquisa FAPESP. Márcia Cristina Bernardes Barbosa: Mais espaço para as mulheres. Disponível em:<https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/09/06/marcia-cristina-bernardes-barbosa-mais-espaco-para-as-mulheres/>. Data de acesso: 30/09/2019.

[3]. Acadêmia Brasileira de Ciências. MÁRCIA CRISTINA BERNARDES BARBOSA. Disponível em:<http://www.abc.org.br/membro/marcia-barbosa/>. Data de acesso: 30/09/2019.