Alimentação é um ato político

Alimentação é um ato político


   Muito se engana aquele que pensa que suas escolhas alimentares afetam única e exclusivamente a si; nós somos parte da natureza e nossas ações possuem consequências diretas para com ela.

   1° de outubro é o Dia Mundial do Vegetarianismo, tal data foi estabelecida em 1997 pela Sociedade Vegetariana Norte-Americana, e pode ser um bom momento para repensarmos nossos hábitos alimentares.

   Analisando dados apenas do Brasil, há cerca de 218 milhões de cabeças de gado,  número maior do que a população do país (aproximadamente 208 milhões), e, além disso, a quantidade de porcos chega a 37,9 milhões, e frangos e galinhas explorados por sua carne e pelos ovos chegam a 1,3 bilhão. Caso esses dados ainda não lhe causem um impacto gigante, pensemos agora nas consequências desses números alarmantes.

   Todos esses animais precisam se alimentar, e as rações são feitas com grãos de milho, soja e sorgo. Para a produção, é necessário um consumo muito elevado de água, a qual é utilizada, também, para hidratação desses animais e para a limpeza dos locais de abate. Quando se trata de carne vermelha, são necessários 15.500 litros de água para a produção de 1Kg; para a mesma quantidade de frango, são utilizados 3.900 litros. Segundo a EMBRAPA, para produção de leite, o consumo é de aproximadamente 10.000 litros de água/kg. “Não teremos água suficiente à disposição para abastecer as demandas de produção de alimentos para a população esperada em 2050, se seguirmos as tendências atuais de dietas em nações ocidentais” diz Malin Falkenmark, conselheiro científico do SIWI.

   Outro dado alarmante diz respeito ao desmatamento da Amazônia: pouco mais de 65% das terras desmatadas são ocupadas por pastos. Além de destruir as florestas e utilizar quantidades absurdas de água, essa produção gera gases causadores do efeito estufa, sendo a pecuária a responsável por 14,5% do total desses gases, mais do que toda a frota de carros, aviões e outras formas de transporte juntas.

   Além de todos esses dados, não podemos deixar de lado todo o sofrimento causado a esses animais durante todo esse processo. A cada segundo, 1 boi, 1 porco e 189 frangos são abatidos no Brasil. Antes do abate, as condições vivenciadas por esses animais é torturante. De fato, uma porca reprodutora com cerca de 140kg vive presa numa jaula de 1 metro de largura por 1,80 de comprimento, e passa sua vida muitas vezes sem ao menos conseguir se mexer. A situação das aves não é muito diferente, pois essas vivem trancadas em gaiolas e passam por níveis de estresse elevados, o que faz com que estas ataquem as outras presentes no mesmo confinamento; a “solução” para esse problema, vista pelos criadores, se da em cortar os bicos dessas aves até os seus 10 anos. O sofrimento desses animais se encontra numa escala imensa, passando por privação de liberdade e tortura.

   A solução – diga-se óbvia – para todos esses problemas é a redução drástica no consumo de carne e produtos derivados de animais. Pela saúde, pelo meio ambiente e por eles. Nossas ações têm consequências e nós pagaremos por elas, e esse preço se eleva cada vez mais quando ignoramos suas causas e escolhemos o comodismo. Alimentação é um ato político. Por nós e pelo mundo.

Autora: Fernanda Barbieri de Lara.

Referências

DESCONHECIDO. Tudo o que você precisa saber sobre sofrimento animal View Larger Image. Disponível em: <https://certifiedhumanebrasil.org/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-sofrimento-animal/>. Acesso em: 01 out. 2019.

CHAVES, Fabio. Segundo dados atuais do IBGE, Brasil tem mais de 218 milhões de bovinos e 208 milhões de pessoas. Disponível em: <https://www.vista-se.com.br/segundo-dados-atuais-do-ibge-brasil-tem-mais-de-218-milhoes-de-bovinos-e-208-milhoes-de-pessoas/>. Acesso em: 01 out. 2019.

HANSTENREITER, Larissa. DIA MUNDIAL DO VEGETARIANISMO. Disponível em: <https://tresporum.com/tag/vegetarianismo/>. Acesso em: 01 out. 2019.

BURGIERMAN, Denis Russo. Deveríamos parar de comer carne? Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/deveriamos-parar-de-comer-carne/>. Acesso em: 01 out. 2019.

ARANTES, Patrícia. Consumo de carne e a falta de água no mundo. Disponível em: <http://www.mimiveg.com.br/consumo-de-carne-e-a-falta-de-agua-no-mundo/>. Acesso em: 01 out. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *