Resenha: A corrente da Vida

Resenha: A corrente da Vida


Autor: Walcyr Carrasco.

Ano de publicação: 2003.

Gênero: Romance.

   A história é baseada no combate ao preconceito, na solidariedade e na falta de informação sobre a AIDS, na qual relata a jornada de eventos de dois amigos, Raquel e Nelson, ela com muitas qualidades, jovem simpática, muito atenciosa e dedicada, carinhosa e sempre muito preocupada com seus próximos. Ele muito aplicado às matérias, novo no colégio, mas sempre se mostrou disposto a fazer novos amigos, e em pouco tempo se tornou o melhor amigo de Raquel.

   Ao decorrer da história de amizade, Nelson começa a ter muitas faltas nas aulas, o que motivou Raquel e seus amigos a buscar as causas do seu sumiço. Logo descobrem que Nelson contraiu uma doença, por falta de informações e prevenção, descobrindo estar contaminado com o vírus da AIDS. Por vergonha e medo da sua doença, ele pede sigilo, segredo em não revelar aos outros sobre a contaminação, devido ao preconceito geral que as pessoas têm. No entanto, uma aluna do colégio descobre e acaba espalhando para toda a escola sobre a contaminação de Nelson, sofrendo muitos preconceitos sobre. Apesar disso, atitudes foram tomadas, informações de prevenções sobre a doença foram esclarecidas para um maior e melhor conhecimento de todos. 

   Com a ajuda de Raquel e seus outros amigos, Nelson consegue ter melhor apoio para enfrentar o tratamento da doença, vista por muitas recaídas e olhares de julgamentos. As pessoas achavam que a doença era contagiosa apenas de ficar no mesmo ambiente, gerando, assim, olhares de nojo, deboche, brincadeiras de mau gosto e até mesmo protestos a favor de que Nelson não poderia frequentar a mesma escola. A amizade prevaleceu e o ajudou a passar por todos esses obstáculos, o ombro amigo, carinho e solidariedade do próximo fizerem com que Nelson conseguisse encarar melhor aqueles momentos difíceis.

   Como progressão da doença, Nelson vai enfraquecendo, mas sempre tendo o apoio de Raquel. Alunos e professores do colégio fazem uma corrente de atitude, ajudando em campanhas para arrecadação de dinheiro para fins de medicamentos. 

   Conhecimento sobre a doença foi despertado entre alunos e professores, laços foram criados entre Nelson e Raquel, os quais se apaixonaram, porém, esse romance é interrompido, uma vez que Nelson acaba falecendo.

Autor da resenha: Lhonidas de Senna Junior

3 Comentários

  • Li esse livro a 4 anos atrás por recomendação da escola, ficou marcado na minha vida

    Nicks Responder
  • comigo o mesmo mano, li em 2016 e foi o unico livro do colegio que eu nao consegui me desfazer, adoro esse livro

    christian Responder
  • Fiz um trabalho com esse livro na escola em 2004, muitos anos atrás e recordo desse dia até hoje. Fizemos apresentação com meu grupo, lembro que a sala ficou atenta na apresentação e a professora até chorou. Esse dia me marcou essa história não sai da minha memória. Muito maravilhoso esse livro quem tiver oportunidade de ler, por favor leia.

    Angélica de Souza Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *