Vida não se compra

Vida não se compra


   Sendo a floresta com a maior biodiversidade do mundo, a Amazônia contribui fortemente para o equilíbrio do planeta, influenciando todo o regime de chuvas na América do Sul. Suas árvores desempenham um papel fundamental; estima-se que em um único dia, uma árvore com copa de 10 metros possa bombear mais de 300 litros de água para a atmosfera.

   Produzindo essa imensa quantidade de água, existe a produção dos chamados “rios voadores”, os quais são “massas de ar carregadas de vapor de água que são ‘puxadas’ do oceano Atlântico. Depois, empurrados por ventos, levam a umidade para outras regiões do Brasil.”

   Bem como os oceanos, as florestas retêm o carbono no solo e nas árvores, e podem armazenar até 140 bilhões de toneladas métricas do material. Quando ocorre o desmatamento desses locais, o carbono retido é liberado na atmosfera na forma de dióxido de carbono, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

   Boa parte desse desmatamento tem uma causa muito conhecida e comum no Brasil: a criação de rebanho bovino. Segundo o Imazon, “o rebanho bovino na Amazônia Legal saltou de 37 milhões de cabeças em 1995, o que era equivalente a 23% do total nacional, para 85 milhões em 2016 – cerca de 40%.” E finaliza: “A pecuária para a criação de gado é a atividade que mais contribui para o desmatamento na Amazônia, ocupando 65% da área desmatada.”

   Outra causa preocupante do desmatamento são as queimadas, provocadas por madeireiros após extraírem a madeira para queimar a vegetação restante a fim de “limpá-la”, com o intuito de vender essa terra para fazendeiros. Como a Amazônia passa por um período de seca há meses,o fogo acaba por se alastrar com maior facilidade.

   Neste ano de 2019, o Brasil registrou um aumento de 78% de incêndios em relação ao ano passado, sendo que 52% estão localizados na região amazônica. Inúmeras cidades foram afetadas pela neblina de fumaça causada por esses incêndios, como foi o caso de Porto Velho-RO.

   Agora, mais do que nunca, é preciso reunir esforços para combater e conscientizar a população sobre a importância e o que está acontecendo com a nossa fauna e flora, as perdas que tivemos até agora já foram imensas, e, se não houver uma mudança de atitude e conscientização, corremos o risco de perder uma das florestas mais importantes do mundo.

   A ganância do agora não pode tapar nossos olhos nos fazendo esquecer que até para ter ganância precisamos estar vivos, e para estarmos vivos é necessário preservar o que nos permite viver.

Texto por: Fernanda Barbieri de Lara.

Referências:

JORDÃO, Priscila; WELLE, Deutsche. Por que a Amazônia é vital para o mundo? Disponível em: <https://g1.globo.com/google/amp/natureza/noticia/por-que-a-amazonia-e-vital-para-o-mundo.ghtml>. Acesso em: 28 ago. 2019.

DESCONHECIDO. Amazônia e sua importância para o mundo: entenda. Disponível em: <https://marsemfim.com.br/amazonia-e-sua-importancia-para-o-mundo/amp/>. Acesso em: 28 ago. 2019.

SPRING, Jake. Por que os incêndios da Amazônia geraram uma crise no Brasil e no mundo? Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/por-que-os-incendios-da-amazonia-geraram-uma-crise-no-brasil-e-no-mundo/amp/>. Acesso em: 288 ago. 2019.

DESCONHECIDO. Fogo avança na Amazônia, apesar da mobilização de soldados e aviões. Disponível em: <https://www.google.com/amp/s/www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/08/26/interna_internacional,1080079/amp.html>. Acesso em: 28 ago. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *