Ilusões de movimento continuo

Ilusões de movimento continuo


   Você gosta de assistir a sequências de figuras com movimentações rápidas que dão a ilusão de movimento contínuo? Se você, assim como eu, cresceu assistindo a desenhos animados, e permanece com esse interesse, mesmo depois de adulto, deve ter o interesse em entender como são feitos e de onde surgiram estas magníficas formas de entretenimento.

   Um dos primeiros registros que se tem sobre as animações é do ano de 1824, com a invenção de John Ayrton, o taumatrópio. Com o passar dos anos, houve evoluções nos instrumentos de ilusão de movimento, como fenaquistostoscópio e o zootrópio, que, apesar de possuírem um número limitado de figuras já traziam consigo a representação dos movimentos.

   Estas limitações foram superadas quando Emile Reynaud apresentou o equipamento chamado paraxinoscópio. Composto por espelhos, luzes e lentes, o aparelho possibilitava a projeção das figuras em uma tela, e por isso Reynaud é considerado por muitos o pai da animação.

 

Paraxinoscópio.

 

   A criação de uma animação depende diretamente de sua história, que primeiramente é roteirizada e depois tudo é transformado em storyboard, que serve como um guia para a produção do conteúdo final. De maneira resumida, os storyboards são uma maneira de avaliar qualquer possível planejamento que o animador possa ter, sendo que por meio deles cada diálogo, tempo de movimentação e expressão é definido como em um rascunho.

   Há também alguns princípios que devem ser respeitados nas animações, havendo 12 no total. Entre eles estão a antecipação, que ajuda o espectador a compreender melhor a ação que será realizada pelo personagem; comprimir e esticar, que ajuda a dar vida aos movimentos, deixando-os mais orgânicos; seguir em frente e sobrepor, é a maneira de representar a inércia no corpo animado, ou seja, algumas partes do corpo continuam o movimento após a parada do corpo principal, entre outros.

   Com este texto espero ter lhe proporcionado um melhor entendimento sobre a produção e criação dos desenhos animados, que acompanham a humanidade desde o século XX. Como diziam Perna Longa e o Gaguinho ao final de Looney Tunes, isso é tudo pessoal!!

Texto por: Luciano Cardoso Dias.

Referências:

Animamundi. De onde veio a animação? Disponível em: <https://www.animamundi.com.br/pt/de-onde-veio-a-animacao/> Acesso em 17 de junho de 2019

Cíntia. C, Silva. Como é feito um desenho animado?  Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-feito-um-desenho-animado/> Acesso em 17 de junho de 2019

Marcos Torres. Os 12 Princípios da Animação Disponível em: <https://designculture.com.br/os-12-principios-da-animacao> Acesso em 24 de junho de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *