Heinrich Friedrich Emil Lenz (1804 – 1865)

Heinrich Friedrich Emil Lenz (1804 – 1865)

   Heinrich Friedrich Emil Lenz, físico russo, pesquisou sobre a condutividade de vários materiais sujeitos a correntes elétricas, o efeito da temperatura sobre a aquela e recebeu crédito pela descoberta da reversibilidade das máquinas elétricas.

   Heinrich Lenz nasceu em 12 de fevereiro de 1804, em Dorpat, no Império Russo, que é agora Tartu, Estónia. Estudou teologia na Universidade de Tartu em 1820, onde permaneceu por 3 anos, mas mudou para a Física. Após isso, começou a trabalhar em geofísica, fazendo uma viagem ao redor do mundo, na qual estudou aspectos como o nível de sal, temperatura e pressão dos mares e oceanos [1,2].

   Em 1833, Lenz teve uma lei nomeada em sua honra, a Lei de Lenz, a qual estabelece que ao impulsionar um polo de uma barra de ímã permanente através de uma bobina de fio metálico, por exemplo, uma corrente elétrica é induzida na bobina que, por sua vez, configura um campo magnético ao redor da bobina, tornando-a um ímã [3].

   A Lei de Lenz afirma que quando o polo norte do ímã da barra se aproxima da bobina, a corrente induzida flui de tal maneira que o lado da bobina mais próximo do polo da barra magnética se torna polo norte para se opor ao ímã da barra que se aproxima. Ao retirar a barra magnética da bobina, a corrente induzida se inverte, e o lado próximo da bobina se torna um polo sul para produzir uma força de atração no ímã da barra recuada [3].

   Lenz se especializou em magnetismo e tornou-se professor de Física na Academia de Ciências de São Petersburgo, em 1836.

   Segundo a Literatura, Lenz também formulou o efeito Joule em 1842, o qual expressa a relação entre o calor gerado pela corrente elétrica que percorre um condutor em determinado tempo, de forma independente das experiências e conclusões alcançadas a esse respeito por James Prescott Joule, cientista britânico homenageado pela descoberta do efeito [2].

   Lenz morreu aos 60 anos de idade, no dia 10 de fevereiro de 1865, em Roma; sua morte foi devido a um acidente vascular cerebral (redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro, o que causa a falta de circulação vascular na região).

Texto por: Lhonidas de Senna Junior.

Referências:

[1] DESCONHECIDO, Autor. Heinrich Lenz. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/heinrich-lenz>. Acesso em: 17 jun. 2019.

[2] DIRECTOR, Miguel Ruiza -; REDACCIÓN, Elena Tamaro – Jefe de; DOCUMENTACIÓN, Tomás Fernández -. Heinrich Friedrich Emil Lenz. Disponível em: <https://www.biografiasyvidas.com/biografia/l/lenz_heinrich.htm>. Acesso em: 17 jun. 2019.

[3] BRITANNICA, The Editors Of Encyclopaedia. Lenz’s law: PHYSICS. Disponível em: <https://www.britannica.com/science/Lenzs-law#ref285906>. Acesso em: 17 jun. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *